Parecer da Procuradoria da República pela rejeição do HC de Garotinho
25/09/2017 11:55 - Atualizado em 25/09/2017 20:37
AProcuradoria Geral da República (PGR) manifestou-se contra o deferimento do Habeas corpus (HC) que tramita junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que pede a liberação do ex-secretário de Governo de Campos, AnthonyGarotinho, em prisão domiciliar desde o último dia 13.
De acordo com parecer, assinado pelo sub-procurador-geral Humberto Jacques de Medeiros e encaminhado ao ministro-relator Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, não há ilegalidade na prisão domiciliar imposta ao réu, condenado a 9 anos e 11 meses de prisão no caso Chequinho.
E destaca o subprocurador: "O Tribunal Superior Eleitoral – distante do ambiente de conflagração – não pode desprezar a valoração do quadro reinante feito pelas duas instâncias jurisdicionais segundo a prudente avaliação, singular e colegiada, do conjunto das condutas e expedientes".
Acrescenta, ainda: "A defesa e a acusação são feitas nos processos por agentes e operadores do direito impulsionados pelo amor do contraditório enquanto o julgar reflete uma imparcialidade, mas que não é cega. Ou seja, não existe perseguição, mas o dever do cumprimento de missões que as atuações de Defesa, Acusação e Juiz apenas ressaltam nos embates nas instâncias primeira, segunda e terceira", diz o parecer, manifestando pela manutenção da prisão.
* O parecer foi emitido dia 21, no dia da polêmicaem torno do monitoramento eletrônico.
* HC está concluso para decisão do ministro desde sexta-feira (22), com expectativa de ser analisado, monocraticamente, nesta segunda-feira (25).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]