Aluna de Quissamã participa de Fórum sobre segurança no trânsito
- Atualizado em 04/09/2017 16:56
São Paulo, 1º de setembro de 2017 – A segurança no trânsito é um desafio global. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 1,25 milhão de pessoas perdem a vida no trânsito, por ano, ao redor do mundo. Segundo os dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde, os jovens são as principais vítimas fatais no Brasil. Em 2014, foram registados 5.329 óbitos de crianças e jovens com idade entre 0 e 19 anos. Em 2015, foram 4.510 óbitos para a mesma faixa etária.
 
Ações de diversos tipos estão em curso para alterar essa realidade. Para discutir esse desafio e trocar experiências no campo da gestão e da inovação, o 4º Fórum Arteris de Segurança: Soluções de hoje para o trânsito de amanhã reúne, em São Paulo, grandes empresas, órgãos públicos, especialistas do setor e jovens embaixadores.
 
Iniciativa promovida pelo Grupo Arteris desde 2014, o evento se propõe a construir e disponibilizar uma grande rede de conteúdos, boas práticas e de experiências. O objetivo é estimular futuras estratégias dos setores público e privado em prol da segurança no trânsito, no Brasil e no mundo.
 
A participação do jovem como agente disseminador da causa em suas comunidades ganhará espaço no Fórum por meio da apresentação de um grupo de adolescentes representantes dos mais de 287 mil alunos atendidos pelo Projeto Escola, iniciativa da Arteris que parte da premissa de que a educação é o melhor caminho para humanizar o trânsito. Eles apresentarão um manifesto às autoridades com ideias e sugestões para um trânsito mais humano.
 
Os jovens participaram da primeira e da segunda edição do Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito, que tem como objetivo empoderar adolescentes em prol de um trânsito mais humano e seguro para todos. O evento reuniu mais de 150 estudantes de escolas públicas atendidas pelo Projeto Escola nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina, entre 2016 e 2017.
Entre os embaixadores está Natasha Cristina Leal Nascimento, 12 anos, de Quissamã/RJ.
Aluna do 6º ano do Ciep 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva. Participou do 2º Fórum da Juventude Arteris pela Segurança no Trânsito, que ampliou seu engajamento em desenvolver um projeto para melhorar a segurança no trânsito no entorno de sua escola, onde já sofreu um acidente. Mesmo que Quissamã seja uma cidade pequena, Natasha acredita que a discussão sobre a segurança no trânsito pode fazer parte da rotina dos munícipes. Após o fórum, a aluna foi recebida pela prefeita de Quissimã, parabenizando-a e informando-a sobre alterações que estão sendo estudadas para o trânsito da cidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]