Experiências de Novas Tecnologias do Canadá com Marco Barcelos
14/09/2017 19:19 - Atualizado em 18/09/2017 16:33
eSight
eSight / eSight
Após sofrer um erro médico, comecei uma luta incessante na procura de novas tecnologias, para melhorar minha visão que hoje encontra-se com apenas 30%. Em 2015 fazendo uma pesquisa pela internet encontrei um óculos no Canadá, e enviei os exames e laudos médicos, me responderam que estava em fase de testes e ainda não estava sendo comercializado, apenas após 2 anos. Passados exatos 2 anos, recebi um e-mail que estava sendo comercializado e já existiam 1000 casos no mundo aprovados, comecei a viabilizar a ida para fazer o teste desta nova tecnologia chamada eSight que é um óculos com 3 câmeras, uma frontal e 2 laterais e na parte interna monitores que emitia a imagem para as minha pupilas.
Ao chegar para fazer o teste a ansiedade era muito grande, mas ao colocar o equipamento começaram os ajustes e procurei o melhor ângulo, e após 1 hora e meia de testes cheguei a conclusão que o equipamento não se enquadrava no meu caso. Mas quero deixar o link https://www.esighteyewear.com/ para as pessoas deficientes visuais tenham a oportunidade de conhecer e peço a Deus que consigam êxito.
 
Aproveitando minha estada em Toronto no Canadá, encontrei outra tecnologia que foi a ORCAM que tem a missão de aproveitar o poder da visão artificial incorporando tecnologia pioneira em uma plataforma delicada que melhora a vida de indivíduos que são cegos, deficientes visuais, com deficiência na leitura ou pessoas com outras condições.
Agendei para fazer o teste e a representante foi ao meu encontro. Este óculos é fantastico pois possui uma micro câmera instalada ao lado do óculos e um fone de ouvido. Tudo que a câmera ler até uma distância de 2 metros faz uma leitura simultânea.
Desta forma podemos ler livros, revistas, jornais e até mesmo uma placa a uma distância de 2 metros, favorecendo a inclusão do deficiente visual ao mercado de trabalho. Este equipamento foi desenvolvido a 2 anos e será comercializado no Brasil nos proximos meses pois ainda não temos na versão em português. Segue o link para melhor conhecimento http://www.orcam.com/
Descobri também outras tecnologias no Instituto Nacional Canadense para Cegos ( CNIB ), que foi fundado em 1918 para desenvolver ferramentas para cegos e deficientes visuais e capacita-los para o mercado de trabalho atendendo veteranos que tiveram problemas na visão na primeira guerra mundial e cerca de 850 pessoas que ficaram cegas após a explosão conhecida pela história como ´´Explosão do Halifax``.
O CNIB completará em 2018 seu centésimo aniversário e comemora um século de mudança de vidas individuais e da sociedade como um todo.
Sua missão: garantir que todos os canadenses que são cegos ou deficientes visuais tenham a confiança, habilidades e oportunidades para participar plenamente da vida e nenhum canadense perca a visão por causas evitáveis.
Testei o closed circuit televisions (CCTV), um equipamento que aumenta fotos e textos e desta forma consegui ler e também ver uma foto 3x4 quando me aproximando da tela.
Outros recursos tecnológicos do CNIB testado por mim foi o CCTV portátil, que ao ser posicionado sobre o texto aumenta a letra facilitando a leitura.
Outra ferramenta para auxiliar a leitura são as lupas de mão:
Relógios que facilitam a vida do deficiente visual, que ao invés de ponteiros usam esferas que localizam a hora e os minutos usando o tato.
Canecas com sensor de nível que ´´avisa`` quando a caneca está cheia:
Variedades de óculos que controlam a intensidade da luz permitindo mais conforto aos olhos:
Estes recursos tecnológicos, quero compartilhar com todas as pessoas que precisam ou tenha um amigo ou familiar que possa auxiliar na sua vida diária. Segue o link do Instituto: http://www.cnib.ca/en/living/how-to-videos/tools-and-tech/Pages/Low-Vision-Tools.aspx
Quero agradecer aos companheiros da JCI Campos dos Goytacazes e todos os amigos e parentes, que passaram suas energias positivas e não mediram esforços para tornar possível minha ida a Toronto no Canadá.
´´Que a fé em Deus dá sentido e finalidade a vida. Que a fraternidade entre os homens transcendem a soberania das nações``- JCI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marco Barcelos

    [email protected]