Chico da Quixaba firma pré-candidatura no tabuleiro político de SJB
Ex-vereador e ex-vice-prefeito de São João da Barra, Chico da Quixaba (PSL) apareceu em segundo lugar em uma pesquisa do Instituto Pappel sobre a preferência do eleitorado sanjoanense para deputado federal. E ele não esconde o interesse e as articulações para disputar uma cadeira em Brasília no próximo ano. Chico tem dialogado com lideranças partidárias da sua atual legenda e também do PSDB, com objetivo de conquistar espaço para disputar o pleito de 2018. Ele não é o único pré-candidato sanjoanense a deputado federal. Existe também a pré-candidatura pelo Psol da professora Fernanda Queiroz, que na pesquisa do Pappel teve um desempenho baixo (na sétima posição, com 1,43%).
Na eleição de 2016, Chico foi candidato a vereador, sendo o sexto mais votado no município (1401 votos). Porém, a sua coligação teve direito a três cadeiras e ele foi o quarto no grupo, com 15 votos a menos que o terceiro. Agora, estuda as possíveis composições e coligações para definir o caminho a trilhar no ano que vem. Também espera as definições da possível reforma política em discussão no Congresso Nacional. Outros nomes bem posicionados na pesquisa para deputado federal em SJB, como a vereadora Soninha Pereira (PT), em primeiro, e o vereador Elísio Rodrigues (PDT), o terceiro, não demonstram interesse em disputar uma cadeira na Câmara dos deputados em Brasília. Ao menos, por ora.
Os movimentos também acontecem para disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Com mandato, Bruno Dauaire (PR) é um provável candidato e apareceu liderando a primeira pesquisa do Instituto Pappel. O ex-vereador Kaká (Avante), que teve um bom desempenho na sondagem, ficando em terceiro — atrás de Bruno e do deputado João Peixoto (PSDC) — avalia lançar candidatura, mas também pode ser candidato a deputado federal. A futura candidatura passará por entendimentos partidários.
O jornalista sanjoanense Bruno Costa, que é representante do Norte Fluminense no Conselho Estadual de Política Cultural, ficou na quarta colocação. Atualmente sem partido, ele avaliava uma possível candidatura pelo PSol, mas membros do partido na cidade descartaram essa possibilidade. Vale lembrar que o posicionamento do PSol foi tomado antes da pesquisa e não se sabe se os números podem exercer alguma mudança. O PRP de São João da Barra, que tem como presidente Mayck Lalanga, também garante que vai lançar um nome da cidade para disputar uma cadeira na Alerj. O empresário Guto Gomes, ainda sem partido, também colocou seu nome no páreo.
Todos os nomes no páreo movimentam o cenário eleitoral, mas as definições passarão por muitas costuras partidárias, longe de ser um reflexo do atual momento. Novas pesquisas também deverão sair em breve.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]