Pesquisa aponta preferência do eleitorado para deputado federal em SJB
25/09/2017 20:43 - Atualizado em 25/09/2017 20:49
A pouco mais de um ano para as eleições de 2018, os nomes começam a surgir por todo país. Não é diferente em São João da Barra. E dessa vez, com grande número de possíveis candidatos, ao menos nas primeiras pesquisas. No mês passado, o blog divulgou números para a disputa para deputado estadual. E não para de crescer o número de pré-candidatos na cidade, desde então. O Instituto Pappel também realizou, no fim de julho, sua primeira pesquisa de opinião pública para deputado federal. Foram 350 entrevistados, em pesquisa induzida, ou seja, quando o instituto apresenta nomes de possíveis candidatos. Não ficou claro, porém, a metodologia encontrada para definir os possíveis candidatos.
Como na pesquisa para o parlamento estadual, o número de indecisos é superior ao do primeiro colocado. Eles somam 36,95%. Isso sem falar que dos 11 nomes citados na pesquisa, quatros não figuram como possíveis candidatos. E quem abre a lista é a vereadora Soninha Pereira (PT). A petista, que não esboça desejo de disputar nenhum cargo no pleito do ano que vem, aparece com 20% das intenções de votos em SJB. O segundo colocado é Chico da Quixaba (PSL). Provável candidato, o ex-vereador e ex-vice-prefeito do município tem a preferência de 16,48% dos entrevistados. Outro vereador sanjoanense citado na pesquisa aparece em terceiro lugar. Elísio Motos (PDT) alcançou 15,71%, mas não é visto nos bastidores como possível candidato a uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Radialista, ex-deputado estadual e ex-prefeito de São Francisco de Itabapoana, José Antônio Barbosa Lemos aparece em quarto na pesquisa do Pappel em SJB. Ele foi o nome escolhido por 3,14% dos entrevistados. O vereador campista José Carlos (PSDC), que é pré-candidato a deputado federal, foi citado por 2% dos entrevistados. Na sequência, aparece o deputado federal Paulo Feijó (PR), que já tem dito há algum tempo que não pretende disputar mais um mandato.
Pré-candidata a deputada federal do Psol sanjoanense, a professora Fernanda Queiroz bateu 1,43% na pesquisa. Depois aparece o pré-candidato campista César Tinoco, com 1,14%. Outros dois nomes na pesquisa, e que são pré-candidatos, não chegaram a 1%: Wladimir Garotinho (PR), filho dos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho (ambos do PR), com 0,86%; e o vereador campista Jorginho Virgílio (PRP), com 0,51%.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]