SJB: mais uma peça no tabuleiro de 2018
O ano pré-eleitoral tem sido de muitas articulações em São João da Barra. Com a proximidade do fim de 2017, as peças começam a se posicionar para 2018, especialmente pensando na disputa por vagas na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). E agora tem mais uma peça disposta a entrar no tabuleiro. É o empresário sanjoanense Guto Gomes, que deixou seu antigo partido, o PHS, e busca uma nova sigla, já em diálogo com três, para poder entrar na disputa por uma cadeira da Alerj. A decisão de Guto foi tomada após a divulgação de uma pesquisa do instituto Instituto Pappel mostrando que grande parte do eleitorado sanjoanense não tem candidato a deputado definido. Para Guto, esse eleitorado aguarda um nome sanjoanense na disputa.
Entre os políticos com domicílio eleitoral em SJB, já existem outros pré-candidatos a deputado estadual. Com mandato, Bruno Dauaire (PR) é um provável candidato e apareceu liderando a primeira pesquisa do Instituto Pappel, atrás apenas dos indecisos. O ex-vereador Kaká (Avante), que teve um bom desempenho na sondagem, ficando em terceiro — atrás de Bruno e do deputado João Peixoto (PSDC) — avalia lançar candidatura, mas também pode ser candidato a deputado federal. A futura candidatura passará por entendimentos partidários. O jornalista sanjoanense Bruno Costa, que é representante do Norte Fluminense no Conselho Estadual de Política Cultural, ficou na quarta colocação. Atualmente sem partido, ele avaliava uma possível candidatura pelo PSol, mas membros do partido na cidade descartaram essa possibilidade. Vale lembrar que o posicionamento do PSol foi tomado antes da pesquisa e não se sabe se os números podem exercer alguma mudança.
O PRP de São João da Barra, que tem como presidente Mayck Lalanga, também garante que vai lançar um nome da cidade para disputar uma cadeira na Alerj. Falta ainda, e é muito cedo para tal definição, a prefeita Carla Machado (PP) apontar qual será o candidato com seu apoio. O mais provável é que o apoio do seu grupo político seja pulverizado, retribuindo o apoio recebido dos partidos em 2016. Essa escolha pode abocanhar parte dos votos indecisos, que o empresário Guto Gomes — que tentou articular uma candidatura a prefeito no ano passado — vislumbra conquistar ao se posicionar no tabuleiro.
Vamos aguardar as próximas peças e as próximas pesquisas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]