Venceu o diálogo com a categoria médica
12/08/2017 11:59 - Atualizado em 15/08/2017 15:27
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
Venceu o diálogo
Com críticas às posturas do servidor municipal e do governo Rafael Diniz (PPS) diante às adequações impostas pela difícil realidade financeira do município, esta coluna foi encerrada nessa sexta-feira (11) com um chamamento ao diálogo. E ele venceu após a assembleia da noite de sexta, no sindicato dos Médicos, na qual a categoria lotada na Saúde Pública de Campos descartou aderir ao estado de greve decretado pelos servidores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) na noite de quarta (9), um dia após a Câmara Municipal aprovar o ponto biométrico e a regulamentação das substituições no serviço público goitacá.
Médicos com Rafael
No lugar da paralisação, foi acertado que uma comissão dos médicos irá se reunir na próxima quarta (16) com o prefeito Rafael Diniz (PPS). O encontro foi costurado pelo presidente do sindicato dos Médicos, José Roberto Crespo, e o diretor do Hospital Ferreira Machado (HFM), Pedro Ernesto Simão. A comissão dos médicos será composta por 10 médicos do HFM, 10 do Hospital Geral de Guarus (HGG) e 10 dos postos de saúde.
Pauta da reunião
A pauta de reivindicações que a categoria levará ao prefeito é composta de cinco itens: A) reposição de insumos e equipamentos, B) condições de trabalho, C) corte da gratificação da emergência, D) segurança e E) assuntos gerais. Os dois primeiros são considerados os pontos principais. Na reunião de ontem à noite, dos 25 médicos presentes, apenas um chegou a falar em greve. Que os governantes do município e os profissionais da Saúde saibam aproveitar a corda abaixada de ambos os lados para tentar chegar ao consenso. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) agradecem.
Ferrugem contesta coluna
O vereador Thiago Ferrugem (PR) entrou em contato com a coluna para esclarecer algumas posições da bancada de oposição na Câmara, em relação à sessão da terça (8), quando foram aprovadas pela situação a instalação do ponto biométrico e a regulamentação das substituições no serviço público municipal, que agora só poderão ser feitas por outro servidor. O jovem edil contestou que, como esta coluna afirmou na quarta (9), os oposicionistas tenham ocupado a tribuna apenas para “jogar para a galera”.
Oposição barrada
Ferrugem asseverou que sua bancada era não só favorável, como elogiou as duas iniciativas do governo Rafael, que visam otimizar o serviço público em tempo de profunda crise financeira. A abstenção da oposição na votação só se deu porque a Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara, presidida pelo edil Cláudio Andrade (PSDC), julgou como vício de iniciativa duas propostas da oposição: que o ponto facultativo fosse não só para concursados, mas para todos os servidores, e que fosse adotado em esquema de rodízio para ordenar as substituições. E nenhuma delas sequer pode ir a plenário. A bem da municipalidade, foi realmente uma pena.
Na Ompetro
Na próxima semana, a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) se prepara para sacramentar a nomeação do prefeito de Campos, Rafael Diniz, ao cargo de presidente. Ao seu lado, na vice-presidência, estará a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco. Atualmente, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio ocupa o cargo. Inicialmente, a reunião para anunciar os novos nomes será realizada em Campos.
Concurso da Câmara
O presidente da Câmara de Campos, Marcão Gomes (Rede), convocou aprovados no concurso de 2012 para posse, que acontece dia 18, às 14h. A publicação está no Diário Oficial de sexta. Nesses quase cinco anos, os aprovados travaram uma verdadeira batalha jurídica para verem garantidos seus direitos. O concurso foi deixado de lado pela administração anterior, que chegou a extinguir os cargos e não convocar os concursados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS