Italva aumenta qualidade da produção de leite
10/08/2017 15:17 - Atualizado em 12/08/2017 19:03
Controle sanitário de rebanhos aumenta produção de leite
Controle sanitário de rebanhos aumenta produção de leite / Divulgação
Um projeto da Pesagro-Rio, empresa de pesquisa agropecuária vinculada à secretaria de Estado de Agricultura, executado em parceria com a Emater-Rio e fomentado pelo programa Rio Rural, elevou a qualidade da produção leiteira de 13 agricultores familiares, em Italva, no Noroeste Fluminense.
Implantado há 18 meses, o trabalho, que consiste nos controles sanitários dos animais e do leite, já promoveu o aumento de 20% da produção leiteira, além de reduzir em 85% os casos de mastite, doença infecciosa no úbere das vacas e um dos principais entraves da bovinocultura leiteira.
A pesquisadora da Pesagro-Rio e coordenadora do projeto, Leda Kimura, explica que o controle sanitário do leite exige exames periódicos para contagem de células somáticas e antibiogramas. Além disso, os produtores recebem orientação sobre as boas práticas sanitárias de ordenha e de manejo dos animais.
O projeto contempla ainda a vacinação de bezerras contra a brucelose, capacitação dos produtores para realizar inseminação artificial e a doação de sêmen para o melhoramento genético.
Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS