Lágrimas e desabafos na posse dos aprovados na Câmara
18/08/2017 19:04 - Atualizado em 18/08/2017 21:08
Cinco anos de espera chegaram ao fim hoje, quando tomaram posse os aprovados no concurso de 2012 para Câmara de Campos.
A cerimônia acabou se tornando mais que um simples ato de posse, deixando verbalizar em discursos e lágrimas todo o tempo em que os aprovados tentaram fazer valer seus direitos, sendo barrados pela administração passada.
O presidente da Casa, Marcão Gomes, deu boas vindas aos novos funcionários, destacando que a luta vinha sendo por eles desde a legislatura passada e lembrou que, desde os primeiros dias à frente do Legislativo, vinha se recebendo os concursados. Destacou, ainda, o trabalho desenvolvido pelo procurador Robson Maciel, para desatar o nó jurídico e permitir a posse.
Ex-presidente da Câmara, que abriu o edital para o concurso, Nelson Nahim havia chegado do Rio, onde acompanha a esposa que está em tratamento de saúde, agradeceu a Marcão por ter "feito justiça". E disse que era uma vergonha a Câmara nao, à época, um contador, não ter um advogado, não ter um jornalista... Infelizmente, por causa da questão eleitoral, não foi possível chamar e ficou para o sucessor, que não chamou. Vocês não têm ideia de minha felicidade", concluiu, aconselhando: "honrem a Câmara Municipal de Campos. Aqui é que tudo acontece".
Líder do governo, Fred Machado destacou a luta antiga, dizendo que o momento era um dos mais felizes da história da Câmara. Ele disse que acompanhou bem de perto toda a situação e destacou que chegou a fazer parte da Comissão para acompanhar o concurso: "A esperança nunca pode acabar e vocês são prova disso".
Vereador de oposição, Thiago Ferrugem também se pronunciou, dizendo da importância da presença dos aprovados no concurso. "Este dia precisa ser comemorado. Vocês são o verdadeiro patrimônio do Legislativo".
Procurador do Município, afastado para tomar posse, José Paes Neto falou em nome dos colegas e se emocionou, e ao público, ao pedir desculpas aos aprovados e seus familiares pela disputa política que atrasou em cinco anos a posse deles.
"Foram cinco anos de angústias, de muitas frustrações. E agora momento de vitória. Antes dos agradecimentos, presidente, quero pedir, sinceramente, a cada um de vocês desculpas por todo este transtorno. Talvez eu e o ex-presidente Nelson Nahim saibamos muito bem o que foram estes cinco anos. Vocês (se dirigindo aos aprovados) foram vítimas de uma disputa política que não era uma disputa de vocês. Foram vítimas de uma perseguição, que não era dirigida a vocês. Mas que causou muito estrago na vida de cada um.Vocês foram vítimas da submissão de um político a um chefe que, infelizmente, faz de tudo e mais um pouco para passar por cima de seus adversários. Mas, felizmente, este momento acabou. Ele não consegue mais passar por cima de seus adversários. E hoje são seus adversários que estão aqui de maneira democrática empossando e garantindo o direito de todos vocês. Eu gostaria de pedir desculpas, também, aos pais e familiares de vocês. A gente sabe que muito mais que a dor de cada um de nós, foi a dor deles. É muito triste, muito duro não conseguir resolver o problema de um filho, não conseguir dar uma solução concreta".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]