Você esta sendo manipulado!
- Atualizado em 18/08/2017 09:53
Somos manipulados constantemente, e pior, nem percebemos. Citarei alguns exemplos rápidos utilizados pelo marketing, em comércios comuns, para não ficar um texto chato.
Lojas no geral. A maioria é dividida em compras necessárias e por impulso. Por exemplo, numa loja de roupas, uma camisa pode ser necessidade, já um colar pode ser por impulso. Assim, os produtos de necessidades geralmente ficam na cara do gol, e os produtos por impulso mais ao fundo, estrategicamente colocados.
Cores e a iluminação. Detalhes estéticos? Não. As cores mais vibrantes, por exemplo, podem chamar mais atenção, mas quando usados erradamente, causam certa irritação. Já reparou que os fast foods utilizam cores fortes com frequência? Assim o cliente chega, come e vai embora, dando lugar a outro. Diferente dos restaurantes, onde os clientes ficam muito mais tempo... e surpresa! As cores são neutras...
Literatura. Citarei um livro, Best Seller que a maioria leu, mas muitos não perceberam o marketing contido no texto. O Código Da Vinci de Dan Brown, um dos autores de maior sucesso atualmente, está repleto de propagandas. No livro, são citadas quase 50 marcas, que vai de relógios a restaurantes...filantropia?
O segredo do marketing é parecer natural ao ponto de não percebermos. Talvez o melhor exemplo seja o caso dos supermercados. O interior é inteiramente voltado para estimular o consumo.
Geralmente os clientes entram pela direita dos caixas, pois segundo estudos, o ser humano tem a tendência de virar a cabeça para essa direção. Assim, o lado direito fica reservado para a seção de roupas ou demais, pois provavelmente poucos vão ao supermercado para comprá-los, mas o efeito já foi conseguido: Você olhou para a direita e pode ter despertado seu interesse por alguma peça ou promoção.
Na esquerda, localiza-se toda a extensão do supermercado. Os produtos chamados de "primeira necessidade" são distribuídos pelo local, fazendo com que os clientes circulem, aumentando assim, a visibilidade e podendo ocasionar uma compra não programada. Mesmo motivo pelo qual o açougue e a padaria são localizados no final do estabelecimento.
Em relação às estantes, elas são divididas em três níveis: O primeiro perto do solo, onde estão os produtos que mais vendem, os chamados vendas obrigatórias; O segundo, a altura das mãos; E o terceiro, localiza-se ao nível dos olhos. Nesses dois últimos, as vendas são alavancadas por estarem em local de fácil visualização e podem ser pegos facilmente, localizando-se assim, os produtos novos, poucos conhecidos ou encalhados. O que pode ser visto, conhecido e tocado, vende.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fábio Pexe

    [email protected]