Tiro de Guerra de Itaperuna Faz História
19/08/2017 20:59 - Atualizado em 19/08/2017 22:15
Nino Bellieny
O TG 01-008 de Itaperuna passa pelo melhor ano de sua existência. Fundado em 4 de Julho de 1946, continua cumprindo a missão de formar cidadãos conscientes e líderes forjados pelos obstáculos, em torno de uma camaradagem típica dos que passam por desafios juntos.
ISSO QUER DIZER QUE
Neste ano de 2017 formou-se uma conjuntura diferente. Dois nomes mudaram o ritmo e aumentaram a garra dos Atiradores. Eles são um sub-tenente e um sargento. Acompanhe comigo mais um feito desta dupla e de uma equipe formidável de Atiradores.
A SEMANA DO TRIUNFO
A semana, em uma só mirada, foi marcada por 2 tiros no centro do alvo pelo TG. Primeiro ao subir o Pico da Bandeira, na Serra do Caparaó-MG, o terceiro mais alto do Brasil, na quarta-feira, com o modo raça ativado ao máximo. A caminhada começou no portal do Parque Nacional, pela estrada normalmente usada por motoristas que ganham tempo e conforto.
Conforto não é uma palavra muito comum no dia a dia de um soldado. E liderados pelo sub-tenente João Ricardo Rodrigues, Comando e Forças Especiais e o sargento Marco Antônio Gabbi, Guerreiro de Selva, mastigaram 26 km para digerirem 2.892m de altitude, sendo o primeiro TG em todo o território nacional a escalar o mítico pico.
Não foi fácil. Mesmo preparado, o grupo passou por câimbras,torções e cansaço, muito cansaço, mas sem hesitação. Mostrou-se uma força mental acima da média, típica de um militar brasileiro. 
LEMBRAI-VOS DE MONTE CASTELO
A tomada da montanha pelo TG envolveu amor à farda, ao desejo de aço de chegar ao topo, e não podia ser outro o resultado.
MISSÃO CUMPRIDA E COMPRIDA!
Com saída do Portal às 8:30 e chegada ao Bandeira às 17:30 do dia 16 de agosto de 2017 com poucos autos, (paradas na linguagem militar), os Atiradores entraram para a história do Exército Brasileiro, esta fábrica de caráter temperado pelas dificuldades.
Pergunte a eles se trocariam a conquista por um dia de praia? Neste dia a resposta foi uníssona: "Não!"
A volta do pico foi à noite, na complicada trilha empedrada, mas o sacrifício valeu a pena.
Voltaram mais fortes, mais camaradas, mais resolutos. Irmãos de Armas.
Agora eles são a História.
MONTANHA É PALCO DE VÁRIOS DESAFIOS MILITARES
Batalhões do EB já passaram pelo Bandeira, um deles, o 12º, deixou uma placa na parede da Casa da Guarda, no Terreirão, uma das etapas de descanso da escalada. E também Comandos fizeram a Travessia MG-ES, em tempo recorde, mas Tiro de Guerra, tinha mesmo que ser o 01-008 de Itaperuna.
SEGUNDA MARCA DA SEMANA
Neste sábado, 19 de agosto, a equipe do TG ganhou a Fire Race, do 4º Desafio Raposo de Corridas. Os meninos voaram como se não tivessem engolido a Serra do Caparaó 3 dias antes.
E colocaram a segunda jóia na coroa da semana histórica. Campeões.
FORJANDO UMA VONTADE DE AÇO
Como não ter orgulho do TG 01-008? Ainda mais vendo tudo de perto, caminhando na mesma rocha, suando o verde-oliva, enfrentando sede, ar rarefeito, fadiga e adversidades? Eu estava lá com eles e jamais me esquecerei deste dia.
NinoBellieny 
OS RECORDISTAS

1- Monitor Coelho
2- Monitor Diniz
3- Atirador Barreto
4- Atirador De Souza
5- Atirador Pedro
6- Monitor Dias
7- Monitor Capaccia
8- Monitor Gomes
9- Monitor Andrade
10- Monitor Diogo
11- Monitor Guilherme
12- Monitor Pessoa
13- Monitor Tostes
14- Monitor Pinheiro
15- Monitor Figueira
16- Monitor Correia
17- Monitor Costa
18- Atirador Trindade
19- Monitor Bedim
20- Monitor Aguiar
21- Atirador Rangel
22- Atirador Monteiro
23- Atirador Lemos
24- Atirafor De Paula
25- Monitor Almeida
26- Monitor Campos
27 - Secretário Geral Maheus
28 - 1° Sgt Gabbi
29 - ST João Ricardo
NOTA
Os instrutores do TG 01-008 agradecem a Prefeitura de itaperuna que providenciou o transporte até o Parque Nacional do Caparaó-MG
(Este jornalista viajou em veículo próprio)
Saiba um pouco mais sobre o Pico da Bandeira AQUI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]