Procissão e orações por contenção do avanço do mar em Atafona
26/08/2017 18:45 - Atualizado em 26/08/2017 19:16
Procissão extraordinária foi realizada neste sábado. Fotos: Elis Gomes
A fé que move montanhas e que abriu o Mar Vermelho. Foram com essas palavras que o povo católico de Atafona, em São João da Barra, deu início a uma procissão extraordinária, com a imagem da padroeira Nossa Senhora da Penha neste sábado (26). A caminhada seguiu até o encontro do Paraíba do Sul com o mar. No caminho, orações, dezena de fiéis descalços e com o terço nas mãos. Um altar foi improvisado nas imediações do antigo bar do Santana e ali, de mãos dadas e depois de joelhos, todos fizeram as suas preces. Uma, em especial, era de todos: salvar Atafona — com a contenção do avanço do mar e uma solução dos problemas enfrentadas no rio Paraíba, cada vez mais fraco e assoreado.
Na foz do Paraíba, fiéis se uniram em oração. Fotos: Arnaldo Neto
A caminhada seguiu, com louvores e orações. Passou pelos frigoríficos. Hoje tudo é areia, mas antes era o Paraíba, com quase três metros de profundidade. O retorno ao templo foi pela beira-amar, em caminhada até os escombros do antigo prédio do Julinho. Os devotos com a imagem da Padroeira tomaram a avenida Nossa Senhora da Penha, percurso rotineiro dos retornos das procissões, que nos dias festivos reúnem milhares de pessoas.
Esta foi uma das poucas oportunidades em que a irmandade, responsável pelo templo e manutenção da devoção, autoriza a descida da imagem de Nossa Senhora da Penha do altar fora do período de festa (que geralmente ocorre em abril, tendo como dia maior a segunda segunda-feira após a Páscoa).
Assista uma parte do momento de oração na foz do Paraíba do Sul:
Pedido aos céus
Não é de hoje que o povo brasileiro recorre aos céus em períodos de grandes dificuldades. As chamadas procissões extraordinárias são verdadeiras tradições nas zonas rurais, especialmente no Nordeste brasileiro, no períodos de longa estiagem, com celebrações para pedir chuva. Em Atafona, não é a primeira vez que acontecerá uma procissão extraordinária. Há alguns anos, sempre no mês de maio, era realizada uma procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, em oração pelos pescadores e pelo Pontal. Mas com a mudança de padres na paróquia local, o rito foi encerrado.
Ação dos homens
É válido o pedido aos céus, mas na terra o processo de licenciamento ambiental está em andamento o licenciamento para dragagem do canal de navegação e, também, para contenção do avanço do mar e recuperação da orla.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]