SJB: população apresenta sugestões para o orçamento em audiência
10/08/2017 19:28 - Atualizado em 10/08/2017 19:30
A Prefeitura de São João da Barra realizou nesta quinta-feira (10) uma audiência pública, na Câmara Municipal, para discussão Plano Plurianual (PPA), documento que definirá as ações para os próximos quatro anos da administração municipal (2018 a 2021), e Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018. A novidade ficou por conta da participação popular desde o início do documento, com a apresentação de sugestões: foi a primeira vez que o município adotou o Orçamento Participativo. Com o plenário lotado, muitos sanjoanenses apresentaram sugestões para aplicação dos recursos públicos.
— A participação popular vai acontecer em todas as etapas. Não existe aqui uma proposta feita, porque é a população que vai participar dessa construção — afirmou o superintendente financeiro da secretaria de Fazenda, João Batista da Silva, durante a apresentação do novo modelo do Orçamento participativo.
Além das sugestões levantadas na reunião desta quinta, a população tem té o dia 20 de agosto para apresentar (aqui) suas ideias por meio do site oficial da Prefeitura. “Ao término deste prazo será feito um relatório informando as principais áreas definidas como prioridade para que todos percebam e entendam quais foram as necessidades e demandas apresentadas”, disse Batista, acrescentando que as “áreas técnicas de cada secretaria estarão analisando as propostas para efetivação da construção dos instrumentos orçamentários que serão entregues até o dia 30 de agosto”.
A necessidade de uma reforma administrativa para reduzir o peso da máquina, o retorno de programas suspensos, em especial a “bolsa universitária”, incentivo às atividades econômicas tradicionais como agricultura e pesca, criação de espaços culturais nos distritos, melhorias na saúde e na educação, retorno e reestruturação do transporte municipal e universitário, bem como a destinação de recursos para obra de contenção e recuperação da orla de Atafona estiveram entre os assuntos debatidos pela população sanjoanense.
O secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos de SJB, Alex Firme, representou a prefeita Carla Machado (PP) que estava cumprindo agenda no Rio de Janeiro. “Ter a participação popular na definição das prioridades de ações é algo extremamente relevante para que as necessidades possam ser atendidas de maneira global”, discursou. Outros secretários municipais e vereadores também estiveram na audiência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]