Descubra aqui se seu emprego ou empresa vão ter vez no futuro. E o que fazer para se adaptar.
03/08/2017 22:53 - Atualizado em 04/08/2017 09:14
Esta é a minha livre tradução do texto do vídeo “Expertos Digitales” em espanhol, especialistas digitais. Sempre me surpreendo com o discurso de pessoas que acreditam que por morarem no interior possuem menos oportunidades. Acho muito válido ter um olhar crítico sobre alguns fatos que certamente vão desenhar o futuro profissional de todos nós, senão vejamos:
Há 25 anos não existia internet. Há 15 anos não existia o fenômeno das redes sociais. Há 10 anos não existiam os smatphones, e nem os tablets, há oito anos.
Se você trabalha hoje com marketing digital, e- commerce, aplicativos, design de desenvolvimento web ou mobile, pense que há 15 anos seu trabalho simplesmente não existia também.
A cada mês 1 milhão de blogs são criados. A cada dia milhões de pessoas vão para o Twitter. Um em cada cinco casais se conheceram na internet! Se a wikipedia fosse um livro, teria mais de 22 milhões de páginas!
FACEBOOK, TWITTER, SKYPE, LINKEDIN, INSTAGRAM, EREADER, WIKIPEDIA, EMAIL, STREAMING, WATHSAPP, BLOGS, LINE, TABLETS, FOURSQUARE, PODCAST... são apenas ferramentas, são novas formas de trabalhar.
Você está preparado?
Nos últimos anos muitas profissões tem desaparecido, outras simplesmente se transformaram e isso fez com que algumas pessoas perdessem seus empregos.
Tudo isso não é novo, e já aconteceu no passado. Com a revolução industrial desapareceram muitos postos de trabalho e surgiram outros.
Se as pessoas se adaptarem ao novo entorno digital poderão encontrar empregos novamente, ainda que não sejam os mesmos de antes.
John F. Kennedy, nos anos 60, declarou que “Se os seres humanos tem talento o suficiente para inventar novas máquinas que acabam destruindo postos de trabalho, também devem ter a capacidade de fazer com que as pessoas que perderam o emprego voltem a trabalhar.”
As mudanças também afetam as empresas. Muito poucas empresas nascidas no século XIX sobreviveram até hoje simplesmente porque não souberam se adaptar.
Então, vale a pergunta, quem sabe quais profissões existirão dentro de 10 anos?
A Internet e as novas tecnologias estão revolucionando muitos setores, você já pensou, por exemplo, como o Bitcoin vai impactar o setor financeiro? Quantas empresas nascidas no século XX vão sobreviver nos próximos 10 anos? Cada vez se criam mais empresas com modelo de negócio do século XXI.
Mas o que realmente é necessário quando se começa um negócio? Profissionais para realizar tarefas concretas de duração determinada. Pessoas como um analista de mercado para analisar o entorno e a concorrência; um designer para criação de elementos gráficos; um programador web para para fazer seu site de ecomerce; um especialista em marketing para lançar sua marca; um especialista em SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, para definir a estratégia; um especialista em SEM, que é a sigla para Search Engine Marketing, que significa marketing em sites de busca, ou seja, uma forma de marketing na internet, que tem o objetivo de promover websites pelo aumento da sua visibilidade nas páginas de resultados; além de um sem número de perfis especializados, chamados talentos, que você pode nos dias de hoje encontrar online.
Não se trata de uma pessoa na empresa que faça tudo, as empresas querem o que necessitam exatamente no momento que necessitam. O trabalho do futuro está baseado no talento. Ninguém vai te pagar um salario por causa de seu título, mas sim pelo que você é capaz de realizar, de criar, de inovar, de inventar. A formação não formal está mais acessível do que nunca. Não há mais desculpas para não saber.
Você está preparado?
O trabalho do futuro será de natureza mutável. Os trabalhos com maior demanda em 2010 não existiam no ano de 2004. Ninguém vai te garantir um trabalho fixo! Muitas empresas preferem contratar serviços externos especializados em lugar de novos empregados. Outsourcing é um termo inglês muito empregado no mundo dos negócios para definir terceirização, fenômeno cada vez mais comum.
Você está preparado?
O trabalho do futuro passa por estar conectado. Vivemos em um mundo sem fronteiras onde podemos trabalhar para qualquer empresa ou para nós mesmos, de casa ou de qualquer lugar do mundo. Empreendedores, autônomos, freelancers, empresários estão utilizando novas formas de trabalhar graças a facilidade de novas tecnologias e da internet. O trabalho que antes se considerava um lugar, hoje a localização já não importa. Nos Estados Unidos mais de 100 milhões de pessoas trabalham de forma remota.
Você está preparado?
O trabalho no futuro será ainda mais competitivo, hoje ao se candidatar a uma vaga você não está só disputando com os que vivem perto e foram na mesma entrevista que você, as empresas agora podem contratar e trabalhar com especialistas online de qualquer lugar do mundo. Não há fronteiras, elas desapareceram e a concorrência agora ocorre de forma global.
O trabalho do futuro será transparente. Na internet existem muitas informações e a cada dia você constrói a sua marca pessoal, queira ou não queira. O que acontece em Las Vegas fica em Las Vegas, no Face, no Instagram , no linkedin, twitter e no google.
Você está preparado?
Agora o êxito se mede pela capacidade de inovação, não depende de onde você esteja morando ou dos títulos acadêmicos que você acumule . Vão te pagar pela sua capacidade de inovar e não pelos seus títulos, essa é a tendência. É necessário destacar-se dentre muitos, demostrar sua capacidade para que então empreendedores e empresas possam chegar até você.
Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, em 1969 declarou que “Em um mundo cada vez mais complexo, onde o indivíduo pode ver-se obrigado a exercer várias profissões no transcorrer de sua existência, é indispensável seguir aprendendo ao longo de toda vida.”
Temos que estar preparados para trabalhos que ainda não existem, com ferramentas que ainda não foram desenvolvidas... para resolver problemas que sequer foram sugeridos ainda.
Sobreviverão as empresas que aproveitem a tecnologia, evoluindo seus modelos de negócios para serem cada vez mais competitivas. Vão sobreviver os profissionais que demostrem seus talentos e que tenham a mente aberta para trabalhar em múltiplos projetos com empresas que estejam em qualquer parte do mundo, a partir de qualquer ponto do planeta terra.
Afinal , como dizia Franklin Roosevelt “Sempre que te perguntarem se você pode fazer um trabalho, responda que sim e ponha-se em seguida a aprender como se faz.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Gabi Casé

    [email protected]