Os desafios do ambiente corporativo
03/08/2017 15:44 - Atualizado em 03/08/2017 17:28
Desafio é a palavra de ordem do ambiente corporativo. Em qualquer lugar do mundo. No Brasil, então, nem se fala. Por aqui, a pauta da vez, diante de tantas incertezas, tem sido sobreviver. E não é tarefa fácil. Não há como prever o amanhã. Mas é preciso, mais do que nunca, observar o que acontece e saber encontrar o equilíbrio entre a hora de ousar e se reinventar e a hora de simplesmente pisar no freio e aguardar os próximos acontecimentos.
Mas quais são de fato os problemas enfrentados por quem empreende no país? A Fundação Getúlio Vargas fez essa pergunta em abril deste ano a analistas de conjuntura, empresários e profissionais de diversas áreas. A sondagem, desenvolvida em parceria com o instituto alemão Ifo em toda a América Latina, mostrou os pontos que mais afetam a atividade econômica na realidade brasileira: demanda insuficiente, corrupção, infraestrutura inadequada, instabilidade política, barreiras legais e administrativas para os investidores, falta de competitividade internacional, falta de inovação, aumento na desigualdade de renda, falta de confiança na política econômica, falta de mão de obra qualificada e falta de capital.
Cada um desses temas apresenta reflexos diretos no cotidiano das empresas, que já convivem com uma demanda de questões burocráticas que consomem boa parte do esforço para se manter no mercado em consonância com toda uma gama de normas fiscais e contábeis, cujas regras mudam o tempo todo. É fundamental entender esse mecanismo complexo, se adaptar a ele e acrescentar ao desafio da sobrevivência a necessidade de acreditar que o sucesso empresarial pode ser alcançado.
A ideia deste espaço, gentilmente cedido pela Folha, é que possamos sempre conversar sobre esses assuntos e tantos outros que dominam o ambiente corporativo, que estão inseridos no dia a dia das empresas, como diretamente nas pessoas. É esmiuçar todo esse cenário de constantes mudanças e tentar compreender suas implicações sob o ponto de vista de empresários e trabalhadores. Sobretudo, que seja um canal permanente de troca de ideias por todos que, apesar dos pesares, não desistem de investir no Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rafael Mamiya

    [email protected]