Funcionários da São Salvador fazem paralisação
Paula Vigneron 27/07/2017 13:07 - Atualizado em 28/07/2017 15:13
Protesto devido a falta de pagamento
Protesto devido a falta de pagamento / Antonio Leudo
Motoristas e cobradores da empresa São Salvador realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (27), na rodoviária Roberto Silveira, no Centro. Os ônibus ficaram sem circular por aproximadamente duas horas e meia. Segundo o grupo, cerca de 70 funcionários estão sem receber há três meses. O proprietário da empresa esteve no local e negociou com os trabalhadores, na presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários.
Vice-presidente do sindicato, Davi Lopes Espinosa explicou que o proprietário da São Salvador garantiu o pagamento de 17% do mês de abril e 90% do de maio até segunda-feira (31). Com isso, o grupo retornou ao trabalho. Motoristas e cobradores adiantaram que, caso o acordo não seja cumprido, nova paralisação será realizada na terça-feira, 1º de agosto.
— Eles aceitaram a proposta porque estão sem receber, mas a concorrência para as empresas também está grande. Caiu em 50% o número de passageiros devido aos transportes clandestinos e às vans. Com isso, quem sai prejudicado é o trabalhador — explicou o sindicalista.
Outro representante do sindicato, o tesoureiro Edson Rangel detalhou que o problema começou quando a passagem dos ônibus sofreu reajuste de preço. Com a alteração, a preferência pelo transporte alternativo, que circula em maior número, aumentou. Ele contou que, na última semana, uma cobradora da empresa pediu um dia de folga para fazer faxina e conseguir comprar mantimentos para a casa:
— Tinha outra reclamando que o gás acabou e está comendo na casa da sogra porque não tem o que comer. E trabalhando. É duro isso. Então, estamos dando apoio. Eles vão trabalhar até segunda-feira. Mas, se não houver pagamento, eles vão paralisar na terça. Não vão nem sair da garagem – concluiu o tesoureiro do sindicato.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS