Pezão discute com ANP investimentos do setor de óleo e gás no RJ
05/07/2017 21:56 - Atualizado em 06/07/2017 10:15
/
O governador Luiz Fernando Pezão reiterou nesta quarta (05), em reunião com representantes da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a disposição de eliminar qualquer entrave aos investimentos do setor de óleo e gás no Estado, ampliando o interesse nas Rodadas de Licitação que serão realizadas, pela Agência, a partir de outubro.
— É fundamental mantermos um ambiente de negócios favorável ao investimento, visando garantir o futuro do nosso Estado — disse Pezão.
O secretário de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, ressaltou a importância da retomada dos investimentos para geração de empregos no Estado.
— O mais importante é sabermos que há uma emergência absoluta na retomada do nível de empregos, especialmente nos municípios produtores de petróleo, em especial em Macaé, que é a principal base de apoio no País, com efeitos também em todas as regiões do Estado. Essa retomada, através das novas rodadas e dos campos maduros, pode nos proporcionar mais de 50 mil empregos até 2020 — disse o secretário.
O diretor-geral da ANP, Décio Oddone, ressaltou as perspectivas de investimentos no Estado, a partir da realização das Rodadas, que deverão gerar substanciais receitas para o Rio de Janeiro nos próximos 30 anos. Como propulsor desses investimentos, segundo ele, destacam-se não apenas as Rodadas do pré-sal, mas também a retomada de exploração dos chamados campos maduros.
O governador solicitou à ANP agilidade na resolução dos pleitos do governo do Rio, como a mudança de metodologia de cálculo dos Royalties de petróleo, que poderá resultar em uma receita adicional, para os cofres estaduais, de R $ 1 bilhão.
Também participaram da reunião o Procurador Geral do Estado, Leonardo Espíndola e o presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) e prefeito de Macaé, Aluízio dos Santos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS