Palestra no Museu sobre as origens do chuvisco
21/07/2017 19:08 - Atualizado em 25/07/2017 15:03
Campos é conhecida como a ENTITY_quot_ENTITYterra do chuviscoENTITY_quot_ENTITY
Campos é conhecida como a ENTITY_quot_ENTITYterra do chuviscoENTITY_quot_ENTITY / Divulgação
Na próxima terça-feira (25), às 18h, o Museu Histórico de Campos recebe a palestra “O doce chuvisco na tradição e memória campista: novas contribuições e apontamentos”, com o professor e mestrando Ives Duque. O evento é gratuito e não necessita de inscrição para participar.
— Na palestra, um cenário é construído desde a primeira receita registrada do doce, ainda com o nome Pinha D’Ovos até a famosa receita da doceira Mulata Teixeira revelada em uma entrevista à Revista Globo Rural em 1987. Contudo, é importante apontar o valor da atividade da doçaria, por meio das doceiras da cidade, consideradas as melhores do Brasil. Sem elas, dificilmente o chuvisco teria resistido ao tempo — comenta Ives.
A pesquisa sobre o doce veio através da especialização de Ives em literatura, memória cultural e sociedade, no Instituto Federal Fluminense (IFF). A gerente do Museu, Graziela Escocard, diz que o assunto é de extrema importância para desvendar a história do tradicional doce.
— Para a gente é muito importante falar do chuvisco, que é um doce tradicional na nossa região. A palestra de Ives será principalmente para desvendar essa história. De origem portuguesa, como chegou até Campos e se tornou um doce famoso. Sei que os frequentadores do Museu estão aguardando ansiosamente por essa palestra — disse Graziela. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS