Ponto Final - Não é de hoje
23/07/2017 10:53 - Atualizado em 24/07/2017 13:47
Não é de hoje
Não foram apenas reflexos da crise ou armadilha para o prefeito Rafael Diniz a situação financeira deixada pelos Garotinho ao sucessor de seu governo. Matéria de Aluysio Abreu Barbosa, na página 2 da edição da Folha da Manhã deste domingo (23), traz os ex-prefeitos Sérgio Mendes e Arnaldo Vianna relatando como encontraram os cofres públicos após a passagem de Anthony Garotinho à frente da Prefeitura. A diferença é que Rafael, como opositor, não “deixou barato” e, além disso, nos tempos atuais em que se prima por transparência, é quase impossível esconder alguma coisa.
Charge do dia
Charge do dia / José Renato
Desconhecimento
Entre muitos fatos, também chama a atenção no caso da “venda do futuro”, o desconhecimento de parte da população sobre o assunto. Muitos não sabem os termos do contrato e, nem ao menos, os graves reflexos que podem ter uma eventual decisão que derrube o pagamento dos 10%, como observou o repórter Aldir Sales, que percorreu as ruas entrevistando sobre o assunto.
Na crise, criatividade
Em meio à crise econômica, São João da Barra vive neste e no próximo final de semana o seu Arraiá Gastronômico, que deverá atrair cerca de 12 mil pessoas ao Polo Gastronômico, em Grussaí. O evento é organizado pelos proprietários dos quiosques que funcionam no local, com o apoio da Prefeitura de São João da Barra, e serão oferecidos ao público pratos da culinária local ao preço de R$ 15, atrações culturais, musicais e quadrilhas.
União
O Arraiá acontece na esteira do primeiro evento deste tipo e que foi sucesso de público e vendas: o Festival Gastronômico, que ocorreu no início de abril, também em SJB. Nesse sábado (22), durante a abertura, a prefeita Carla Machado destacou a iniciativa e a união dos comerciantes tanto para alavancar as vendas e turismo em período de baixa temporada e de crise: “Parabenizo a todos esses guerreiros, permissionários dos quiosques, pelo grande evento, que irá acontecer em um clima de muita alegria”, disse.
Farol
A única praia campista também não deixou de ter eventos no inverno. O Circuito de Arraiás do Farol de São Thomé se aproxima de sua reta final. No próximo sábado será no Alambique do Lelei, com diversas atrações. O evento realizado pela Associação de Comerciantes, Hotéis e Similares do Farol (Aschom) conta com o apoio logístico da Prefeitura de Campos e acontece todos os sábados desde o início de junho.
Pé fora
O PSDB está com o pé fora do governo Temer. Lideranças tucanas comunicaram a interlocutores do presidente que, dos 46 deputados do PSDB, apenas entre 15 a 20 têm manifestado intenção de votar contra a denúncia por corrupção passiva. A conta preocupa o Palácio do Planalto, que teme que o movimento de mais da metade da bancada tucana contra Temer influencie outros partidos aliados da antiga oposição – como DEM e PPS – às vésperas da votação.
Campos em destaque
Quatro trabalhos desenvolvidos no Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), que funciona anexo ao Hospital dos Plantadores de Campos, serão apresentados no Congresso Brasileiro de Medina Tropical, em Cuiabá, no período de 27 a 30 de agosto. As pesquisas, que depois serão publicadas em importantes revistas da área, tiveram por base casos clínicos atendidos no CRDI, que tem à frente Luiz José de Souza.
Campos em destaque 2
Os trabalhos envolvem “Aborto retido e Síndrome de Guillain-Barré pós infecção por Zika Vírus”, “Perfil epidemiológico da Chikungunya em Campos dos Goytacazes, RJ”, “Febre Amarela - Encefalite Pós-Vacinal” e “Perfil clínico-laboratorial de pacientes com Chikungunya em Campos dos Goytacazes, RJ”. Criado há 15 anos para ser um Centro de Diagnóstico e Tratamento da Dengue, o antigo CRD se transformou, ao longo do tempo em um centro de pesquisas e triagem de várias outras doenças.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]