Facebook vai cobrar por leitura de conteúdo noticioso
Gustavo Abreu - Atualizado em 20/07/2017 12:41
A rede social Facebook vai lançar, em outubro, um novo recurso que exigirá que os usuários paguem para ler notícias e reportagens por meio da rede social. Campbell Brown, diretora de parcerias com veículos de mídia, anunciou a previsão de lançamento durante o evento Digital Publishing Innovation Summit, realizado ontem, em Nova York. A informação foi divulgada pelo site norte-americano ‘The Street’ e confirmada ao ‘Estado’ pelo Facebook.
De acordo com fontes próximas à rede social, o Facebook está conversando com veículos de imprensa em todo o mundo para definir o modelo que deverá ser adotado. A empresa, entretanto, ainda não definiu se vai utilizar o “paywall”, como fazem hoje grandes veículos de imprensa. Nesse caso, quando o leitor acessa uma quantidade determinada de notícias por mês, ele tem de pagar uma assinatura para ler mais. Há também a possibilidade de que a ferramenta exija o pagamento de assinatura para alguns conteúdos.
“Estamos em conversas iniciais com diversas organizações de mídia sobre como podemos dar melhor suporte aos modelos de negócio por assinatura no Facebook. Como parte do Projeto Facebook para Jornalismo, estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros para entender suas necessidades”, disse Campbell, em nota enviada à imprensa.
Notícias falsas. O sistema de assinaturas do Facebook pode ser o primeiro grande passo da rede social para ajudar veículos de imprensa a continuarem rentáveis na era digital. A empresa toma a medida depois de sofrer críticas por permitir a disseminação de notícias falsas no site e ter de assumir sua responsabilidade como empresa de mídia – embora não produza os conteúdos que são compartilhados. A discussão sobre proliferação de notícias falsas no Facebook ganhou força após a eleição do presidente americano, Donald Trump, que se beneficiou do conteúdo dessas notícias durante a corrida pela Casa Branca.
O projeto de cobrança por notícias é também a primeira grande iniciativa liderada por Campbell, que deixou a emissora de TV norte-americana CNN para se juntar à rede social no início deste ano.
As informações de que o Facebook estaria desenvolvendo um modelo de assinaturas começaram a surgir em junho, quando o presidente executivo da News Corp – que publica os jornais The Wall Street Journal e The Times –, Robert Thomson, afirmou à agência de notícias Bloomberg que estava em conversas com o presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, para encontrar uma forma para permitir que o valor do conteúdo jornalístico fosse reconhecido dentro da rede social.
Segundo o executivo da News Corp, o modelo de assinaturas do Facebook poderá funcionar com base em temas específicos, como esportes ou política. Isso permitiria que o usuário pague somente pelos assuntos que tem maior interesse, em vez de pagar pela publicação completa. Essas informações, porém, não foram confirmadas pelo Facebook.
“Estamos em conversas com organizações de mídia sobre como podemos dar melhor suporte aos modelos de negócio por assinatura no Facebook.” Campbell Brown DIRETORA DE PARCERIAS COM VEÍCULOS DE MÍDIA

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