Advogado Itaperunense Questiona Pesquisa de Opinião
27/07/2017 10:10 - Atualizado em 27/07/2017 10:48
Artigo Exclusivo
NÚMEROS RELUZENTES, REALIDADE INDIGENTE
Por Charles Ferreira Machado*
Com grande surpresa tomei conhecimento através de notícia veiculada no Blog do jornalista Nino Bellieny, que divulgou comunicação da DECOM da PMI, sobre a realização de uma pesquisa pela Empresa Marília de Oliveira Ferreira, cujo nome de fantasia é Indicativo-Marketing & pPesquisas, sediada na Cidade de Niterói – RJ, e que revelou uma forte aprovação pela maioria dos entrevistados em relação às escolas municipais, estas subordinadas à Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna.
No entanto, é preciso iniciar a leitura da referida pesquisa, lembrando que no IDEB de 2015, Itaperuna sequer conseguiu atingir às metas traçadas pelo MEC. Vez que, a meta desejável para o 5º ano era de 6.0, tendo a rede municipal alcançado 5.5; e a meta para o 9º ano era de 5.3), tendo no entanto a rede municipal alcançado 4.9. Ou seja, em ambas às metas Itaperuna ficou abaixo do desejável.
Maior estranheza ainda deste enaltecedor resultado, é o fato de que a pesquisa não indica a metodologia utilizada, o que permitiria a qualquer cidadão auferir a transparência e a realidade dos números apontados. Nesse particular, prefiro ficar com a realidade do que com os números apresentados.
Outro ponto crucial e que merece destaque, é o fato de que a empresa responsável pela pesquisa não possui sequer entre suas atividades econômicas registradas junto da receita federal, a realização de pesquisas; o que é facilmente constatado, por uma simples olhada do número do CNPJ no site da Receita Federal.
Por fim, uma última observação: quem pagou por essa pesquisa e qual o valor ?
Por estas e outras, estou aprendendo a duvidar dos números, tenho receio de que chegue o dia em que eu duvide que 2+2= 4.
*Charles Ferreira Machado é Advogado.
VEJA A MATÉRIA DA PESQUISA AQUI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]