Corrupção e Democracia
Seminário no TRE-RJ debate "Lobby, Corrupção e Democracia"

Na última sexta-feira, 30 de junho, o professor italiano Pier Luigi Petrillo apresentou a palestra "Lobby, Corrupção e Democracia" no seminário "Direito Constitucional-Eleitoral em Debate", realizado no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). "É muito importante, no momento em que vivemos, discutir esses temas aqui no Brasil. E a Itália tem muito a nos ensinar, tem sido um exemplo no combate à corrupção", afirmou a presidente do TRE-RJ, desembargadora Jacqueline Montenegro, que participou do encontro, como mediadora, ao lado do diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), desembargador Fernando Cerqueira Chagas, e da advogada Vânia Siciliano Aieta.

Professor de Lobbying Law na University Luiss di Rome e de Direito Público da Università degli Studi di Roma Unitelma Sapienza, Petrillo destacou que o lobby é uma atividade democrática, mas que exige transparência, participação da sociedade e regulamentação. "Nos países onde o lobby não é regulamentado, o nível de corrupção é muito alto", resumiu o acadêmico. "A regulamentação do lobby é um caminho para o resgate da boa política", concordou a advogada Vânia Aieta.

O evento foi promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), em parceria com a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e o Fórum Permanente de Direito Eleitoral, e contou com apoio da Escola Superior de Direito Eleitoral e da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep). O desembargador Fernando Cerqueira Chagas, diretor da EJE, fez questão de exaltar o currículo do professor Pier Luigi Petrillo, bem como o empenho da advogada Vânia Aieta, "que ensejou a realização desse evento".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]