Biometria em SJB: última semana para cadastro começa com longa fila
Apesar da ampla divulgação e do longo prazo para os eleitores de São João da Barra realizarem o cadastro biométrico obrigatório, não tem jeito: brasileiro gosta de deixar tudo para última hora. Prova disso foi vista nesta segunda-feira (10), com um longa fila para realizar o procedimento da Justiça Eleitoral. Esta é a última semana para realizar o cadastro obrigatório para os eleitores sanjoanenses. O atendimento acontece na rua São Benedito, 173, próximo ao Fórum, de segunda a sexta, das 10h às 18h, e no sábado (15), último dia para o cadastramento, das 10h às 16h. Quem não fizer o procedimento terá o título de eleitor cancelado. SJB, atualmente, tem mais de 37 mil eleitores — conforme dados do último pleito.
No último balanço, divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no dia 5 de julho, mais de 21 mil eleitores já haviam feito a biometria. Devem realizar o procedimento todos os eleitores da cidade, com exceção daqueles que já tiveram seus dados biométricos coletados anteriormente pela zona eleitoral do município. Também precisam fazer a revisão biométrica os eleitores cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos. Além de não poder votar nas próximas eleições, quem não fizer o cadastro ficará sujeito a uma série de impedimentos, como tirar passaporte, prestar concurso público e obter empréstimos em bancos oficiais.
Documentos necessários
No momento do atendimento, o eleitor deverá apresentar documento de identidade oficial com foto e um comprovante de residência, como conta de luz, água ou correspondência bancária, desde que emitido até três meses antes da data do atendimento.
Vale lembrar que o comprovante deve estar no nome do próprio requerente, do cônjuge ou de parente até o 2º grau, juntando-se cópia de documento que demonstre o vínculo familiar. Além disso, quem tiver o título de eleitor também deverá levá-lo.
No caso de nova inscrição, os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos deverão apresentar, ainda, o comprovante de quitação militar. Já quem quiser atualizar o nome deve levar um documento que comprove a alteração dos dados, como a certidão de casamento, por exemplo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]