Andrucha Waddington e Jorge Furtado no Conversa com Bial
- Atualizado em 19/07/2017 17:37
“Tem tudo para marcar época na televisão e refletir sobre uma realidade brutal para a qual não damos atenção muitas vezes”. É assim que Pedro Bial avalia ‘Sob Pressão’, a nova série da Globo ambientada na emergência de um hospital público do Rio de Janeiro, que vai ao ar no próximo dia 25. A trama aborda a rotina de uma equipe de cirurgiões que, em meio a longos plantões médicos, traçam destinos entre a vida e a morte. O diretor-geral da atração, Andrucha Waddington, e o redator-final Jorge Furtado vão ao ‘Conversa com Bial’ desta quarta-feira, dia 19, para falar sobre os desafios do projeto, o processo de criação e as dificuldades enfrentadas por esses profissionais.
Pedro Bial conversa com Andrucha Waddington e Jorge Furtado
Pedro Bial conversa com Andrucha Waddington e Jorge Furtado / Globo - Ramón Vasconcelos
Para Andrucha, o grande antagonista da trama é a própria realidade brasileira, retratada na série por um hospital do subúrbio carioca. “É um thriller hospitalar nacional. A principal diferença de uma série americana é que lá eles têm tudo. Aqui, o Dr. Evandro, por exemplo, vai atrás de uma mangueira de jardim para drenar o tórax de um paciente e salvá-lo”, conta o diretor. “Foi um desafio mostrar que, para o paciente, aquele dia no hospital é um dos piores de sua vida, enquanto que para o médico é rotina”, complementa Jorge. “Esse contraponto entre a rotina dos profissionais de saúde e o extremo trágico de quem chega é difícil de retratar, para não mostrarmos um médico insensível”, complementa.
Jorge, que chegou a fazer quatro anos do curso de Medicina, conta que a experiência ajudou-lhe a construir a trama. Temas como prevenção da Aids, automutilação, doação de órgãos e abuso contra mulheres estão presentes nos episódios. “Todas as situações foram inspiradas na realidade”, explica Andrucha, que solicitou uma supervisão médica durante as gravações, para tornar as cenas mais reais. “Eram sete profissionais, entre cirurgiões, clínicos, enfermeiros, que acompanhavam os atores em laboratório e as cenas para não deixarmos nenhum furo, liderados por Márcio Maranhão”, relata.
Exibido após o ‘Jornal da Globo’, ‘Conversa com Bial’ tem direção artística de Monica Almeida e direção de conteúdo de Ingo Ostrovsky.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Antonio Filho

    [email protected]

    Antônio Filho é jornalista. Desde 2004, apresenta e produz programas de TV. Autor do livro "Telejornalismo Campista", pesquisa sobre mídia televisiva há 10 anos. No Blog, bastidores, novidades e comentários sobre o universo da televisão serão os destaques.