Anfiteatro do Parque Alberto Sampaio se chamará Kapi
24/06/2017 20:44 - Atualizado em 29/06/2017 13:46
Ponto Final
Ponto Final / Reprodução
“Anfiteatro Kapi”
Começou a tramitar na última semana, na Câmara de Campos, o projeto de Lei nº 0090/2017, enviado pelo gabinete do prefeito Rafael Diniz (PPS), que passa a denominar “Antonio Roberto De Góis Cavalcanti, Kapi” (1955/2015), o Anfiteatro localizado no Parque Alberto Sampaio. Conforme revelou o blog Opiniões, hospedado na Folha 1, no último dia 6, e esta coluna, no dia seguinte, a reabertura do espaço em 1º de julho para a Feira dos Povos, evento que será integrado por representantes de diversas etnias, remete à pujança cultural que um dia existiu lá.
Justa homenagem
Foi o diretor teatral, turismólogo e poeta Kapi quem dirigiu a peça que inaugurou o Anfiteatro, em 1988: “Arena conta Zumbi”, de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal. Dar o nome dele ao espaço é uma homenagem mais do que justa. Aliás, esta não é a primeira homenagem feita pelo prefeito a Kapi. Quando reabriu o Teatro de Bolso, em 27 de março deste ano, e o devolveu aos artistas de Campos, Rafael disse que o fazia em cumprimento a uma promessa feita a Kapi. A genialidade do diretor teatral foi ignorada anos antes da sua morte, na gestão passada, por questões políticas.
Audiência (I)
A semana começa na Câmara com duas audiências públicas. Segunda (26), às 14h, o tema da reunião proposta pelo vice-presidente da Casa, José Carlos (PSDC), será “Cirurgia Bariátrica”. Além da secretária de Saúde de Campos, Fabiana Catalani, também foram convidados representantes do Hospital Geral de Guarus (HGG), Hospital Ferreira Machado (HFM), Hospital Escola Álvaro Alvim e médicos especialistas na área. Segundo José Carlos é “preciso melhorar o atendimento para estes pacientes, já que existem pessoas lutando pela vida e precisam deste procedimento”.
Audiência (II)
Nesta terça-feira (27), às 15h, a outra audiência pública será para demonstrar e avaliar o cumprimento das Metas Fiscais do último quadriênio de 2016 e do primeiro quadriênio de 2017. Na oportunidade será feita a apresentação da metodologia do Orçamento Participativo Municipal, que oferece aos campistas a oportunidade de contribuírem, efetivamente, com a elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o exercício do próximo quadriênio 2018-2021.
Mudança na Lapa
O Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) está realizando intervenção para mudar, nos próximos dias, o trânsito em alguns trechos e facilitar o acesso ao Centro da cidade e à avenida 28 de Março pela rua dos Goitacazes. Com as alterações, quem seguir para o Centro ou para a 28 não mais será necessário passar pelas ruas Adão Pereira Nunes, Miguel Herédia e av. Sete de Setembro. Após as alterações, que incluem um semáforo na esquina da 21 de Abril com Goitacazes, o percurso será direto por esta via e pela Sete. A medida encurtará o trajeto em 700 metros. Com as mudanças, placas serão colocadas em locais estratégicos, entre as vias e sinalizações horizontais pintadas nas pistas indicando as alterações.
Outras alterações
As intervenções devem ser implementadas nesta semana, após a retirada de manilhas que foram colocadas como obstrução viária, próximo à ponte Saturnino de Brito, na Lapa. Segundo o IMTT, outras mudanças estão previstas para acontecerem até um mês, como nas ruas Alvarenga Filho e Luiz Sobral (entre Pelinca e Tenente Coronel Cardoso); Ricardo Quitete (entre a 28 de Março e a Winston Churchil), retorno na 28 de Março (próximo à Universo) e 21 de Abril (entre a Marechal Floriano e a Travessa Júlio Feydit). No entorno da Rodoviária Roberto Silveira também haverá intervenções.
Impasse
Como mostra a reportagem publicada na página 7 da edição da Folha da Manhã deste domingo (25), a situação dos funcionários da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) está bastante complicada e é a mesma da grande maioria dos servidores do Estado do Rio. Para complicar ainda mais este quadro, o impasse entre o presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), e o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) está colocando em risco a adesão do Estado à recuperação fiscal, única alternativa dada pelo governador para colocar o salário dos servidores em dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS