No WhatsApp, a certeza da condenação na Chequinho
21/06/2017 09:33 - Atualizado em 21/06/2017 09:33
Ponto Final
Ponto Final/Reprodução
“Serei condenado”
Em grupo de WhatsApp entre os áulicos do ex-governador Anthony Garotinho (PR), uma mensagem a ele atribuída circulou ontem. Nela, o autor se colocou como quem terá que vir a Campos na próxima terça, dia 27, prestar depoimento como réu do julgamento criminal da Chequinho. Não se pode dizer se foi o próprio Garotinho quem escreveu ou não a mensagem, mas o mi-mi-mi parece familiar: “Serei condenado. Minha culpa, acusado de ajudar a colocar comida na mesa dos mais pobres, desde 1999, quando foi criado o Cheque Cidadão”.
O fato
Definido como “prefeito de fato” pela Justiça Eleitoral de Campos durante o governo Rosinha Garotinho (PR), seu marido é também apontado como chefe do “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por voto, na eleição municipal de 2016. Seja dele ou não a mensagem de WhatsApp de ontem só esqueceu de dizer que a acusação não criminaliza o Cheque Cidadão, apenas o fato do benefício ter passado dos 11,5 mil atendidos, até junho do ano passado, para 30,5 mil em setembro — quase triplicou nos três meses anteriores à eleição. E a denúncia foi feita à Polícia Federal (PF) pelas assistentes sociais da própria Prefeitura.
Profeta desastrado
Não há como saber se a mensagem de WhatsApp é ou não de Garotinho. Tampouco se a decisão do juiz Ralph Manhães, da 100ª Zona Eleitoral (ZE), será pela condenação do réu. Mesmo porque, embora possa sair na terça, a sentença poderia ser dada outro dia. De qualquer maneira, caso a previsão fosse mesmo do ex-governador, a julgar pelas últimas, ele estaria mais uma vez errado.
Erros e aposta
Garotinho errou quando apostou em ser governador em 2014 e não chegou nem ao segundo turno. Errou quando apostou em Dr. Chicão (PR) e, na reta final, numa aliança por baixo dos panos com Caio Vianna (PDT), na eleição a prefeito de Campos, vencida em turno único por Rafael Diniz (PPS). Errou ao publicamente profetizar a anulação daquele peito e uma nova eleição em maio. Mas seus liderados ainda acreditam que ele acerta quando aposta em reverter qualquer decisão desfavorável da Chequinho no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E, apesar de tantos erros, a análise fria dos fatos mostra que, neste particular, podem ter razão.
Boi voador
Ainda na tal mensagem de WhatsApp atribuída a Garotinho há um trecho em que se afirma na primeira pessoa: “Em um país onde tudo é possível aos ricos (...) eu mereço ser condenado”. Como a maior esperança no TSE é o bom trânsito que nele goza o advogado Fernando Augusto Fernandes, que cobrou a bagatela de R$ 5 milhões para defender o delator da Lava Jato e ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, é mesmo possível se imaginar que “tudo é possível aos ricos”. Para um TSE que já inocentou a chapa Dilma Rousseff (PT)/Michel Temer (PMDB), na frase celebrizada pelo deputado federal Paulo Feijó (PR): “Só falta boi voar”.
Arraiá solidário
Um dos setores da Uenf que está sendo fortemente afetado pela falta de repasse do governo estadual é o Hospital Veterinário. Para arrecadar produtos de limpeza para a unidade, a comunidade acadêmica tem se mobilizado nos preparativos do II Arraiá do HV. O evento, mobilizado através das redes sociais, acontece nesta sexta-feira, a partir das 19h, no estacionamento do hospital. A entrada é apenas a doação de um produto de limpeza, que vai de rodos e vassouras até detergente, sabão em pó e pano de chão.
Mobilização
A população atafonense foi às ruas e tem demonstrado garra para conseguir mobilizar todo o município e também pessoas de cidades vizinhas. Além de se reunirem em movimentos como o “SOS Atafona” e “Atafona resiste”, um abaixo-assinado foi lançado em apoio à contenção do mar de Atafona e Barra do Açu e em quatro dias de coleta de assinaturas mais de 2 mil pessoas se manifestaram a favor da causa. O objetivo é enviar o documento para os governos federal e estadual, e autoridades responsáveis pela costa brasileira, em caráter de extrema urgência, para uma visita “in loco” e obras emergenciais de contenção marítima. Tomara que o objetivo seja alcançado o mais rápido possível, antes de novas destruições.
Charge do dia
Charge do dia 21-06
Charge do dia 21-06/José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS