CPI das Rosas já com diligência
26/06/2017 21:36 - Atualizado em 26/06/2017 21:36
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigará contratos da empresa Emec com a Prefeitura de Campos na gestão da prefeita Rosinha, iniciou nessa segunda, efetivamente, seus trabalhos. E a primeira diligência, a pedido do presidente Fred Machado, já foi feita pelo vereador Silvinho Martins. O teor não foi divulgado. A CPI da Lava Jato também teve início nessa segunda-feira.
À primeira reunião da chamada CPI das Rosas, compareceram, além do presidente Fred, os vereadores Cláudio Andrade (relator) e os membros da comissão Neném e Marcelo Perfil.
Fred Machado destacou que os trabalhos serão feitos de maneira muito criteriosa e sem “caça às bruxas”.
— A CPI seguirá o propósito de ser técnica e será focada nos documentos e nas oitivas — afirmou o presidente da Comissão.
Durante a reunião, foram feitas as primeiras análises dos documentos e a delimitação dos pontos e a organização nominal das primeiras pessoas que serão intimadas a depor. Inicialmente a comissão vai identificar quais empresas solicitaram os editais, quais efetivamente participaram do certame e os motivos de outras tantas não disputarem.
Além disso, as empresas que solicitaram impugnações administrativas e judiciais também serão nominadas. Ficou deliberado que alguns profissionais de notável saber técnico serão convocados, para análise nas áreas contábeis, paisagística e de engenharia agrícola.
Encontram-se também em estudo, os termos aditivos com reflexo financeiro, para que se possa observar se as prorrogações foram necessárias. Além disso, também foi deliberado que há necessidade de identificar os gestores dos contratos e quais secretarias eles estavam vinculados. Os pedidos de reequilíbrio financeiro requeridos pela Emec também serão analisados, diante da crise que assolava o município à época do requerimento.
A CPI continuará com seus trabalhos normalmente, mesmo diante do recesso parlamentar, que se refere apenas à pausa de sessões, não comprometendo os trabalhos internos: “Uma relatoria firme é feita com base nos dados apresentados e no respeito à verdade dos fatos”, afirmou o vereador Cláudio Andrade, relator da CPI.
O grupo de trabalho da CPI das Rosas se reunirá todas as segundas-feiras, às 10h. Já, segundo informações, as reuniões da CPI da Lava Jato acontecerão sempre às quartas-feiras. Entre as primeiras ações, também estão análise de documentos. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS