Campos no MP por governança
Aldir Sales e Suzy Monteiro 20/06/2017 10:09 - Atualizado em 20/06/2017 15:53
Prefeito Rafael Diniz e secretário Felipe Quintanilha em evento no MP
Prefeito Rafael Diniz e secretário Felipe Quintanilha em evento no MP/Divulgação
O prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS), e o secretário municipal de Transparência e Controle, Felipe Quintanilha, estiveram nessa segunda-feira (19) na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), onde aconteceu a apresentação do projeto “Edificando o Controle Interno”. Os prefeitos de todos os municípios do estado foram convidados para o evento, que teve como objetivo fortalecer os instrumentos de governança, de integridade e de controle na administração pública.
Quintanilha explicou que o assunto principal foi o papel do Controle Interno no combate à corrupção, na transparência e na busca por eficiência na administração pública. “Campos já deu os primeiros passos. Estamos de fato criando uma estrutura completa, forte, independente e autônoma para dar efetividade às políticas públicas do município, combatendo a corrupção e sendo totalmente transparente”.
O secretário ainda comentou sobre o que Campos tem feito para se adequar. “O novo Portal da Transparência é um desses importantíssimos passos. Assim como as auditorias, as análises detalhadas do custeio, da receita, do equilíbrio das contas públicas. Agora, o Orçamento Participativo, com PPA, um passo importantíssimo e único na história do município, onde o cidadão poderá participar ativamente dos programas, projetos e ações dos próximos quatro anos”, declarou.
De acordo com a promotora de Justiça Patrícia Villela, o diagnóstico será o ponto de partida para a formulação de orientações concretas aos gestores públicos. Ela explicou que o MPRJ vai acompanhar, por meio de reuniões de monitoramento, a implementação progressiva do sistema de controle nos municípios, que deve agregar e executar as funções de auditoria, ouvidoria, correição, controladoria e apoio ao controle externo.
Também participaram do lançamento do projeto o procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Eduardo Gussem; o representante do Tribunal de Contas do Estado Roberto Amoras, o procurador-geral do Ministério Público Especial junto a oTCE-RJ, Sergio Paulo de Abreu Martins Teixeira; e o conselheiro substituto do TCE-RJ, Marcelo Verdini Maia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS