Nahim mais perto da Câmara?
12/06/2017 22:37 - Atualizado em 14/06/2017 11:42
A prisão do deputado Celso Jacob (PMDB-RJ), no último dia 6, em Brasília, levantou a possibilidade de o ex-presidente da Câmara de Campos, Nelson Nahim (PMDB), assumir uma vaga na Câmara Federal. Isso porque Nahim é suplente e chegou a ocupar a vaga de Indio da Costa no início do ano. A Câmara ainda não decidiu abrir processo para cassar mandato de Jacob. O ex-vereador de Campos disse estar tranquilo.
Jacob foi preso pela Polícia Federal (PF), em cumprimento à determinação expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 23 passado. O parlamentar foi detido por volta das 13h, ao desembarcar no aeroporto de Brasília, e encaminhado à Superintendência da PF para identificação e entrega do passaporte.
Segundo sua assessoria, a situação já era esperada em razão da sentença proferida pelo STF e Jacob está em contato com seus advogados para definir os próximos passos. A defesa do deputado já protocolou pedido de medida cautelar solicitando suspensão da prisão e revisão da pena. Com a revisão, ele pode ir para o regime semiaberto, por exemplo.
O deputado foi condenado em junho do ano passado pelo STF a 7 anos e 2 meses de reclusão pelos crimes de falsificação de documento público e dispensa de licitação. Os crimes foram cometidos em 2003, quando ele era prefeito de Três Rios (RJ). De acordo com a denúncia, Jacob favoreceu uma construtora ao decretar estado de emergência no município.
Quando o Supremo Tribunal determinou sua prisão, o deputado disse que foi orientado erroneamente por um setor da prefeitura, que não informou que a empresa chamada para concluir uma creche não estava habilitada para tocar a obra em função de documentação vencida. A empresa que venceu a licitação abandonou a obra.
Nelson Nahim (PMDB) é suplente na Câmara dos Deputados. Em janeiro, ele chegou a assumir vaga com a oficialização da licença de Indio da Costa (PSD) — atual secretário de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação do Rio de Janeiro, no governo Marcelo Crivella (PRB).
Nahim, porém, não ficou muito tempo na Casa. Ele saiu depois que um dos titulares licenciados, Marco Antônio Cabral (PMDB), filho do ex-governador Sérgio Cabral e que era secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, retornou à Câmara.
Em 2014, Nelson Nahim somou 25.872 votos e ficou com a sétima suplência na coligação PMDB – PP – PSC – PSD – PTB. Em dezembro de 2015, ele também chegou a assumir o mandato por 48 horas.
- Estou muito tranquilo porque são várias possibilidades. Então, não estou especulando sobre esta situação. Caberá à Câmara dos Deputados definir, por exemplo, se ele, em regime semiaberto, pode continuar como deputado. Não estou trabalhando com essa possibilidade. Se tiver que assumir, o farei como das outras vezes - disse. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS