Julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE chega à reta final
08/06/2017 13:00 - Atualizado em 12/06/2017 09:22
Julgamento no TSE
Julgamento no TSE / Divulgação - TV Brasil
O relator da ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, ministro Herman Benjamin, indicou, nesta quinta, que seu voto será pela condenação. Para Herman, houve abuso de poder político e econômico na campanha presidencial de 2014. O julgamento, que ocorre no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi interrompido nesta quinta, após mais de cinco horas, e será retomado nesta sexta às 9h.
Durante a leitura do voto, Herman Benjamin entendeu que o PT e o PMDB acumularam recursos de propina ao longo do tempo, o que beneficiou os partidos na eleição daquele ano. O ministro chamou esses valores de “propina-gordura” e “propina-poupança” por terem sido captados de empresas beneficiadas em contratos da Petrobras antes da eleição.
Na leitura do voto, Herman Benjamim também enfatizou que o abastecimento de campanhas com propina não ocorreu exclusivamente para beneficiar o PT e PMDB na eleição de 2014, mas tornou-se prática em outros partidos.
No terceiro dia de julgamento, os ministros concordaram em encerrar as discussões antes da conclusão do voto de Benjamin. Ele será retomado com a conclusão do voto do relator e, em seguida, o voto dos demais ministros.
Após Herman Benjamin, votam os ministros Napoleão Nunes, Admar Gonzaga, Tarcisio Vieira, Luiz Fux, Rosa Weber e, por último, o presidente do Tribunal Superior, Gilmar Mendes. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS