Evento debate "situação de rua"
21/06/2017 20:32 - Atualizado em 22/06/2017 16:59
“O que mata não é só o frio e a fome, mas, também, a indiferença e a negação de direitos”, esse é o tema do evento para discutir as condições das pessoas que vivem nas ruas em Campos, nesta quinta-feira, na Praça São Salvador. A iniciativa é da Clínica Nômade Voz da Rua, projeto idealizado pelo Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa) com o objetivo de possibilitar o acesso da população em situação de rua ao atendimento psicológico.
A programação terá início a partir das 17h, com debates, rodas de conversa e apresentações artísticas.
— Propor uma discussão inserindo este grupo tão vulnerável é mais que urgente, uma vez que os próprios moradores de rua não sabem dos direitos que têm — afirma Patrícia Constantino, professora do Isecensa e coordenadora do projeto. Ela reforça, ainda, a importância da ação para estudantes e profissionais da psicologia. “Ações deste segmento agregam imenso valor ao papel social do psicólogo ou futuro profissional da área e sua vocação no trabalho das Políticas Públicas”, acrescenta.
O evento contará com a presença de Admilson Alves Tavares, representante do Movimento Nacional de População de Rua e membro do Conselho Nacional de Direitos Humanos, que já foi morador de rua. O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro e instituições que trabalham em prol desta parcela da sociedade também apoiam a iniciativa.
Clínica Nômade Voz da Rua – O projeto existe há cinco anos e se baseia no conceito de Clínica Peripatética, cuja prática é realizada fora dos meios tradicionais, como hospitais e consultórios. “Para nós, o mais importante é o estabelecimento de vínculos e, a partir disso, o direcionamento de demandas que forem surgindo para as áreas de saúde e assistência social do município”, explica a vice-diretora do Isecensa, Elizabeth Landim.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS