Canais urbanos passam por vistoria técnica
21/06/2017 18:40 - Atualizado em 23/06/2017 12:21
Trabalho pela SMDA em conjunto com a Defesa Civil
Trabalho pela SMDA em conjunto com a Defesa Civil/Supcom
Em trabalho conjunto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA) e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (CMDC) iniciaram nessa terça-feira (20), um trabalho de vistoria com levantamento técnico nos canais artificiais da área urbana da cidade. A proposta é obter dados para um diagnóstico e posterior relatório sobre a situação de cada um deles, podendo nortear possíveis ações.
Na lista inicial, estão três dos principais canais em áreas mais urbanizadas da cidade: o do Saco, o do Parque Aurora e o Santo Antônio, além de um secundário no Parque Esplanada. No do Saco, com 2,2 quilômetros de extensão entre a área do Parque Rodoviário e o Canal de Cacomanga, na altura do bairro Nova Brasília, há muita vegetação aquática, além de entulhos e lixo descartados nas margens.
“Aqui, além de limpeza, teremos também que realizar um trabalho de educação ambiental junto aos moradores, para que não descartem lixo nem entulho”, explicou o subsecretário Carlos Ronald Macabu, da SMDA. Também acompanhando a equipe, o secretário Leonardo Barreto destacou a importância do levantamento. “Com base no relatório após o diagnóstico, poderemos definir as prioridades”.
Na quinta-feira (22) deverão ser avaliados o Canal Brilhante, em Ururaí, que sai do bairro do mesmo nome e vai até o Canal Cacomanga; o valão Goiabal, na área do Cepop, que deságua no Canal São José; e um valão na Penha, que também vai até o São José.
— Agora vem o período menos chuvoso, mais propício para realizar intervenções, como desassoreamento e trabalhos de limpeza em geral. Mas para isso temos que fazer um levantamento da situação de cada um. O objetivo é termos os canais em boas condições de drenagem para evitar alagamentos nos meses de chuva — afirmou o diretor executivo da CMDC, Edison Pessanha. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS