Contenção emergencial começa a ser realizada no Pontal de Atafona
16/06/2017 13:15 - Atualizado em 17/06/2017 15:50
Ponto de Atafona
Ponto de Atafona / Divulgação
Uma contenção emergencial com sacos de areias começou a ser montada contra o avanço do mar, por volta das 8h da manhã desta sexta-feira (16), na rua Minervisa da Silva Pereira, no Pontal de Atafona, em São João da Barra. Pelo menos 20 pessoas, entre integrantes da Defesa Civil, do movimento União Norte e alguns moradores voluntários, realizam a ação. Inicialmente, 500 sacos estão sendo utilizados, podendo aumentar de acordo com a necessidade. Na última quarta-feira, uma visita-técnica foi realizada no lugar.
De acordo com Adriano Assis, coordenador da Defesa Civil, o objetivo é amenizar o impacto das próximas marés altas que estão previstas.
Ponto de Atafona
Ponto de Atafona / Divulgação
“É um trabalho emergencial devido uma previsão de maré cheia entre os dias 20 e 26 de junho. A intenção não é solucionar o problema, mas minimizar o avanço do mar, para proteger as residências e os comércios da localidade”, explicou o coordenador.
O Secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Alex Firme, que acompanhou a vistoria da última quarta-feira, relatou que já foi protocolado junto ao Inea solicitação para serviço de dragagem no trecho da propriedade chamada São João, conhecida como ilha de Cardoso, onde o Rio Paraíba do Sul encontra-se muito assoreado e obstruído.
“Com a obstrução, ocorreu a diminuição da vazão do fluxo da água até a foz facilitando o avanço do mar no Pontal e, consequentemente, o fenômeno de salinização da água captada pela Cedae”, ressaltou Alex, que está aguardando parecer técnico do Inea para executar a dragagem neste trecho do São João.
Ponto de Atafona
Ponto de Atafona / Divulgação
 
O secretário Alex lembra que, devido o custo muito elevado, a prefeita Carla Machado vem buscando junto às esferas estadual e federal recursos para pôr em prática o Projeto de Proteção e Restauração da Praia de Atafona, realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). A Defesa Civil informou que novos voluntários deverão procurar o órgão.
Em sua página nas redes sociais, a prefeita Carla Machado disse que vem buscando recursos para obras de contenção. “Independente do projeto do INPH ainda não estar licenciado, estivemos em Brasília junto ao Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia, solicitando a alocação de recursos no orçamento da União para essa importante obra de contenção do mar”, disse Carla. (A.L.R.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS