Ônibus do Hemocentro no Centro no Dia Mundial do Doador de Sangue
13/06/2017 19:29 - Atualizado em 15/06/2017 13:20
Doação de sangue acontece na Faculdade Estácio de Sá
Doação de sangue acontece na Faculdade Estácio de Sá / Paulo S.Pinheiro
Nesta quarta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, a unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos estará na Praça Quatro Jornadas, no Centro, realizando captações. O “ônibus de coleta de sangue” inicia os trabalhos às 8h e vai ficar no local até às 16h. A expectativa da direção é reforçar os estoques em véspera de feriadão.
— Na segunda-feira realizamos um ótimo trabalho no mesmo local, com a ajuda da Associação Evangélica, que encaminhou doadores para captação. Conseguimos um total de 46 bolsas, um número bem expressivo. Nesta quarta, no Dia Mundial do Doador, esperamos conseguir ainda mais — afirmou o gerente administrativo do Hemocentro Regional, Luciano Costa.
Ainda segundo Luciano, durante todo o feriadão o Hemocentro vai funcionar normalmente, das 7h às 18h. A intenção é não deixar cair o volume de captações, que tem aumentado justamente devido às coletas itinerantes. O Hemocentro, que fornece sangue a unidades hospitalares de todo o Norte e Noroeste Fluminense, precisa em média de 70 a 80 captações dias.
— Melhoramos um pouco, mas ainda estamos longe do ideal. Temos conseguido em torno de 50 doações diárias, em média, e contamos com a solidariedade da população. Os tipos negativo, principalmente, são os que mais precisamos — acrescentou o gerente administrativo, lembrando que nos feriados as doações normalmente diminuem, daí a importância de um bom número de captações na unidade móvel nesta quarta.
Para doar, é preciso pesar mais de 50kg, estar em boas condições gerais de saúde, não estar jejum e não ter ingerido nada gorduroso nas últimas três horas. Deve apresentar documento original com foto, ter acima de 16 anos e menos de 69. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. As mesmas observações valem tanto para doações na unidade móvel, quanto no Hemocentro, anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM). O número do telefone para informações é: (22) 98175-0829.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS