Morar Feliz de Ururaí volta a ser invadido
Jane Ribeiro 13/06/2017 09:47 - Atualizado em 14/06/2017 11:34
Famílias invadem casas inacabadas do Morar Feliz de Ururaí
Famílias invadem casas inacabadas do Morar Feliz de Ururaí / Rodrigo Silveira
Mais 50 casas do programa Morar Feliz, abandonadas antes do término, em Ururaí, foram invadidas por famílias de baixa renda de vários locais, nessa segunda-feira (12). As casas de Ururaí foram construídas especificamente para os moradores da Margem da Linha, o que gerou reclamação entre os moradores que já estão no local. Eles dizem que estão inscritos, mas, com a paralisação das construções e o rompimento do contrato com a Odebrecht, responsável pela obra, não existe perspectiva para a conclusão. O programa é investigado em esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo obras públicas na Operação Lava Jato. A Prefeitura de Campos também abriu auditoria para apurar os fatos.
Sem telhas, portas e janelas. Assim está a casa onde o pedreiro desempregado Renato Ribeiro da Silva, 50 anos, está morando e vigiando desde esse domingo. Ele informou que há boatos de que a Prefeitura não vai mais terminar as casas e quem quisesse e pudesse poderia concluir as casas e morar nelas. “Eu não tenho condições de terminar, mas não vou abrir mão de um direito. Sou cadastrado e até hoje não deram uma casa. Estou aqui desde domingo, mas vou garantir um teto para a minha filha e meus netos”, disse.
Já uma moradora que não quis se identificar informou que a invasão está sendo feita por famílias de várias localidades. “Tem gente de vários locais, como Tapera, Lagoa de Cima, Parque Aurora, e até de Guarus. Isso não pode acontecer, deveriam ser as famílias da Margem da Linha”, desabafou.
Famílias invadem casas inacabadas do Morar Feliz de Ururaí
Famílias invadem casas inacabadas do Morar Feliz de Ururaí / Rodrigo Silveira
Após tomar posse, o prefeito Rafael Diniz (PPS) informou que auditaria as obras do Morar Feliz. O trabalho foi finalizado e o resultado foi encaminhado à Câmara Municipal, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e também ao Ministério Público.
Segundo auditoria da secretaria da Transparência e Controle, as obras do Morar Feliz II foram interrompidas em janeiro de 2016. Até essa data, somente 1.422 das 4.574 unidades habitacionais anunciadas anteriormente entraram em execução, em apenas cinco locais: Ururaí, Donana, Tócos, Saturnino Braga e Dores de Macabu.
Em nota, a Prefeitura informou que a secretaria de Desenvolvimento Humano e Social tem mantido diálogo com os moradores da Margem da Linha para orientar sobre a situação das casas populares de Ururaí. “O órgão tem avançado na busca por alternativas para a ocupação das casas que estão em condição de habitação para os legítimos beneficiários, além também da busca de alternativas com relação às obras não concluídas. A Prefeitura vem, em virtude da atual situação financeira, buscando alternativas para a conclusão das construções”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS