Casos de raiva animal confirmados em Campos
Jane Ribeiro 09/06/2017 17:53 - Atualizado em 12/06/2017 09:16
Vacinação foi iniciada no município
Vacinação foi iniciada no município/Supcom
No final do último mês, dois cavalos abandonados na área da localidade de Ponta da Lama morreram e exames apontaram como causa a raiva animal. Com isso, a superintendência municipal de Agricultura iniciou nesta sexta-feira (9), a vacinação de bovinos e equinos contra a raiva animal na área da localidade de Cambaíba, na Baixada Campista.
— Nós já estávamos há algum tempo com 30 mil doses compradas de vacina contra a raiva para iniciar a vacinação de bovinos e equinos na próxima segunda-feira (12) e, coincidentemente, ocorreram esses dois casos poucos dias antes. Após a vacinação em Cambaíba, vamos manter a programação e iniciar a imunização na área de risco, onde morreram os dois cavalos — explicou o superintendente Nildo Cardoso.
Pelo cronograma montado pela superintendência de Agricultura e Pecuária, quatro das sete equipes que trabalharam na campanha contra a febre aftosa no mês passado, vão atuar a partir de segunda-feira na imunização contra raiva na área de Ponta da Lama, onde ocorreram os dois casos. Eles vão vacinar também os animais de localidades vizinhas.
— Além de Ponta da Lama, vamos atuar na área de Pedra Negra, Ibitioca, toda a região do Imbé, estendendo pela área do distrito de Dores de Macabu até o limite com o município de Quissamã. Enquanto isso, as outras três equipes vão imunizar os animais da área Norte, como os distritos de Santo Eduardo, Santa Maria, Morro do Coco e outras localidades daquela região — completou Nildo.
Em nota, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informou, também, que através dos setores de Raiva Rural e Controle de Morcegos, já vem sendo realizado um trabalho preventivo através de orientação à população para prevenção da raiva animal e para a forma adequada de aplicação das pastas vampiricidas em equinos e bovinos. O órgão realiza constantemente levantamento para identificação das áreas que possuem ocorrência da raiva animal. Inclusive, já está previsto para o mês de julho a vacinação contra a doença em cães e gatos, direcionada a estas regiões. O CCZ aguarda a liberação das doses pelo estado, para que sejam definidas as datas da vacinação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS