Peixes de volta à Lagoa Feia após abertura de comportas do canal das Flechas
13/06/2017 12:50 - Atualizado em 19/06/2017 12:32
  • Peixes de volta à Lagoa Feia

    Peixes de volta à Lagoa Feia

  • Peixes de volta à Lagoa Feia

    Peixes de volta à Lagoa Feia

  • Peixes de volta à Lagoa Feia

    Peixes de volta à Lagoa Feia

Após a abertura das comportas no canal das Flechas na sexta-feira passada (9), a comunidade pesqueira de Ponta Grossa dos Fidalgos pode visualizar a volta de peixes à Lagoa Feia. A medida partiu de iniciativa da superintendência municipal de Pesca e Aquicultura ao constatar a escassez de pescados. Agora, espécies como Robalo, Tainha e Corvina retornaram e poderão repovoar a lagoa.
Para garantir a segurança alimentar de aproximadamente 200 famílias de pescadores, foi apresentada demanda emergencial ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e ao Comitê de Bacias — responsável pelo manejo das comportas e controle das cotas das lagoas. As comportas ficaram abertas por três dias, com monitoramento da vazão de água para não prejudicar a agricultura e pecuária no entorno, como explica o superintendente adjunto de Pesca e Aquicultura, José Armando Barreto.
— Recebemos a informação de que havia pescadores em situação de grande dificuldade. Fizemos uma visita ao local e constatamos pescadores voltando de uma noite de trabalho com 3 kg de peixe, quando o normal seriam 20 kg. Fizemos, então, uma solicitação ao Inea para dialogar com o Comitê. Hoje, depois das comportas terem sido abertas, já tem Tainha pulando de novo no meio da lagoa — conta José Armado.
Durante o período de lua nova e lua cheia as marés são altas e nesta fase os cardumes de várias espécies marinhas entram no canal. Com a passagem livre pelas comportas abertas, os peixes voltam a povoar a Lagoa Feia.
— Essa medida será tomada sempre no período das chamadas marés grandes. Sempre com muita atenção à manutenção de cota que garanta água para agricultura e pecuária. No momento, essa medida é com certeza um alento para os pescadores e suas famílias, que já passavam necessidades pela escassez do pescado — comenta.
O superintendente de Pesca e Aquicultura, José Roberto Pessanha, ressalta o trabalho de parceria entre os municípios de Campos e Quissamã. “Sendo o canal das Fechas limite entre os dois municípios, o diálogo foi essencial para a sensibilização quanto à necessidade dos pescadores. Muito bom que todos os segmentos envolvidos nesta situação de necessidade tenham alcançado o consenso”, disse. (A.N.)
Fotos: Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS