Filme de Joseph Losey provoca várias reações
Celso Cordeiro Filho 22/06/2017 18:32 - Atualizado em 26/06/2017 09:09
Durante a apresentação do filme “No Limiar da Liberdade” (Figures in a Landscape, 1970), na quarta-feira (21), no Cineclube Goitacá, a agente cultural Luciana Portinho foi logo adiantando que o título em português era inadequado, porque não revelava a essência do filme de Joseph Losey. “Por isso, insisti que se anunciasse em inglês que, numa tradução aproximada, seria ‘Figuras na Paisagem’. Aí sim, temos o núcleo do filme que se desenvolve em belos planos revelando as limitações do ser humano e sua busca por justificar a existência”, disse.
Ela lembrou, ainda, que o filme teve reações desencontradas da crítica com análises as mais variadas possíveis. “Inclusive, chegou-se a aventar que seria uma alegoria à guerra do Vietnam pela presença do helicóptero. A meu ver é muito mais do que isso”, acrescentou. Já na visão do crítico Vlademir Mazo o filme é intrigante desde a sequência de abertura em que os protagonistas estão em confronto com a vastidão do mundo, no caso o de uma paisagem montanhosa em um país não-especificado. “O cinema reduzido a sua mais pura essência. As falas são restritas a uma quantidade mínima (os diálogos o são numa medida tão justa que, um espectador pode reclamar do filme ser silencioso em excesso, enquanto outro se queixar dele ser falado demais), as justificativas que alguns podem aguardar jamais acontecem, só o que presenciamos é a experiência que vai se acumulando até a exacerbação em torno de jogos perversos envolvendo a imensidade da natureza, o desamparo do homem em meio dela, e a potência da máquina que a tudo vigia e aniquila quando o quer”, destacou
Antes da exibição de “No Limiar da Liberdade”, o produtor cultural Antonio Luiz Baldan apresentou o curta-metragem “Fátima”, de Jeferson Hamaguchi, que aborda a questão da água por uma nordestina numa linguagem bastante original. “É um documentário com a voz ao fundo superposta por imagens desenhadas. Um trabalho de fôlego e bastante original”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS