Campos sediará Congresso de Coloproctologia
20/06/2017 18:37 - Atualizado em 23/06/2017 00:39
A cidade de Campos dos Goytacazes sediará, entre 30 de junho e 2 de julho, o V Congresso da Sociedade Regional Leste de Coloproctologia. O evento acontecerá no Hospital Escola Álvaro Alvim e terá a participação dos maiores especialistas na área, como a presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Dra Maria Cristina Sartor (PR).
Segundo Dr Marcos José Quintanilha Rodrigues, presidente da Sociedade Coloproctológica, o Congresso terá uma inovação que será a focagem em três temas principais, doença inflamatória intestinal, cirurgia anorretal e incontinência fecal e neuromodulação sacral. O objetivo de capacitarmos participantes para o desenvolvimento de suas práticas profissionais no que há de mais atual na área do tratamento coloproctológico.
Além dos especialistas nacionais convidados, Dra Maria Cristina Sartor (PR), Dr Sérgio Regadas (CE), Dr Carlos Walter Sobrado (SP), Dr Henrique Fillmann (RS), DraSthela Regadas (CE), Dr Jorge Ortiz (SP) e Dr Mauro Pinho (SC), o evento contará, ainda, com outros 7 palestrantes do Espírito Santo e mais 30 do Rio de Janeiro.
No sábado serão realizadas 30 cirurgias coloproctológicas pré-selecionadas e com preparo pré-cirúrgico já realizados que terão transmissão ao vivo para o auditório do Hospital. “Esta proposta inovadora servirá para que todos os participantes do congresso possam acompanhar as cirurgias realizadas no centro cirúrgico”, afirma o presidente do SRLCP, Marcos Quintanilha.
Quando se fala em câncer, há uma tendência em se referir aos tipos mais comuns da doença, como mama, próstata e pele, por exemplo. Porém, há alguns tipos de tumores que são cada dia mais comuns e bastante agressivos quando diagnosticados tardiamente. É o caso dos tumores colorretais, mais conhecido como câncer de intestino. Atualmente, a incidência de câncer no Brasil é muito alta, com mais de 35.000 casos por ano, e continua a aumentar, sendo o terceiro tipo de tumor que mais mata.
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem proporcionar a cura do paciente na maior parte dos casos. Além disso, esse tipo de câncer pode ser prevenido de maneira eficiente com exames como a colonoscopia. De acordo com o coloproctologista Marcos Quintanilha, a prevenção pode ser feita por meio da pesquisa de sangue oculto nas fezes, que é um exame mais simples, ou pela Colonoscopia, um exame mais adequado, porém mais complexo e deve se iniciar aos 50 anos. Pessoas com história de câncer na família ou com algum sintoma devem fazer o exame antes dos 50 anos.
Para o diretor do Hospital Escola Álvaro Alvim, Dr José Manuel Moreira, a parceria na realização do Congresso será muito importante para colocar o HEAA na vanguarda dos estudos médicos na área de coloproctologia. “O HEAA por ser um hospital Escola está sempre preocupado em acompanhar as novidades técnico e tecnológicas nas diversas áreas da medicina e a coloproctologia hoje possui uma grande demando nos atendimentos no hospital”, informa o diretor.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS