Escritora sanjoanense recebe homenagem
16/06/2017 18:10 - Atualizado em 16/06/2017 18:10
Cine Teatro São João
Cine Teatro São João / Secom - SJB
 
Como parte das comemorações do aniversário de 167 anos de elevação de São João da Barra (SJB) à categoria de cidade, será realizada, nesta sábado (17), às 18h30, no Cine Teatro São João, sessão solene de outorga da Medalha do Mérito “Barão de São João da Barra” à escritora sanjoanense Irene Assis Barboza. A programação de aniversário de SJB ainda tem outras atrações.
A sessão solene de outorga da “Barão de São João da Barra” foi criada em 16 de junho de 1987, na gestão do então prefeito João Francisco de Almeida, e tem a finalidade de prestar homenagem às pessoas que, por suas realizações e feitos, se destacam na municipalidade. O primeiro a receber a honraria foi o empresário Hugo Aquino, destaque nas áreas comercial e industrial.
Em 2013, a prefeita Carla Machado foi agraciada com a Medalha do Mérito, sendo a quinta mulher na história do município a receber a homenagem do Executivo. Sobre a entrega da medalha a Irene Assis Barboza, Carla relatou:
— Estou muito feliz por ter a oportunidade de homenagear esta mulher de fibra que, com sua perseverança, criou irmãos e filhos, apoia a sociedade em suas necessidades, além de escrever dois livros, entre tantas outras demandas.
Escritora Irene Assis Barboza
Escritora Irene Assis Barboza / Secom - SJB
Em 2002, Irene Assis lançou sua autobiografia, intitulada “Vida Revivida”, que posteriormente teve a segunda edição publicada, devido à aceitação e ótima crítica. Recentemente, em 2016, a escritora lançou o livro de ficção “Ivone de Catarina”, que conta a história de uma moça que desconhecia sua história de vida e passou por muitos sofrimentos na vida familiar.
A homenageada nasceu em 1º de fevereiro de 1941, em uma família de 15 irmãos. Filha de Maria Baltazar de Assis e Manoel Januário de Assis, um dos fundadores do Bloco Congos, Irene não pôde prosseguir com os estudos, já que sua função era ajudar a cuidar dos irmãos mais novos. Ainda jovem, casou-se com um morador de Atafona, João Alberto Barboza, e desta união nasceram quatro filhas.
A viuvez a levou ao segundo casamento, com o comerciante Júlio Ferreira da Silva, com quem teve duas filhas. De acordo com informações de familiares, uma sétima filha chegou à família, já adolescente, comprovando a fortaleza desta mulher que nunca deixou se abater diante dos contratempos da vida.
A família cresceu e Irene Assis Barboza voltou aos estudos. Cursou o supletivo no Ciep 265-Gladys Teixeira, com a ajuda dos netos. Concluiu o ensino médio e, ainda, se tornou aluna da primeira turma da Universidade da Terceira Idade.
Conhecidos apontam o lado doce da esposa de “Julinho”, que, mesmo após ver o patrimônio que construiu com o marido ser levado pelo mar de Atafona, manteve-se firme e acreditando no poder da fé e dos momentos vividos junto aos seus familiares e amigos.
Agora, aos 76 anos, Irene Assis continua em sua vida, sendo o alicerce de sua extensa família, além de reservar seu tempo para apoiar iniciativas comunitárias e participar de ações filantrópicas, pois, em toda a sua história, sempre manteve o olhar no outro.
— Estou muito orgulhosa com a indicação para receber a Medalha. Tenho muito a agradecer à prefeita Carla Machado por este momento importante e significativo em minha vida. Ofereço a todas as pessoas que direta e indiretamente estão no meu caminho. Tenho a certeza que a minha missão nesta vida foi cumprida — frisou a escritora.
Também nesta noite, será realizada a reabertura do Cine Teatro São João, que passou por reformas recentemente, e ainda haverá sessão solene de entrega da Medalha do Mérito “Barão de Barcelos” ao ex-vereador Antônio de Azevedo Viana, por parte do Legislativo municipal.
Programação — O aniversário de SJB ainda conta com outras atrações. Pela manhã, haverá solenidade de hasteamento da bandeira, às 9h, seguida de entrega de certificados de alistamento militar. Às 10h, missa na igreja Matriz. O turno ainda conta com o tradicional Desfile Cívico, às 11h, na avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho.
À noite, será realizada uma missa às 19h, como parte da programação religiosa pelas celebrações ao padroeiro São João Batista. Após a sessão solene no Cine Teatro São João, às 20h, ainda tem programação: o coreto da praça da Matriz recebe show com a banda Samba Hits, às 22h. (A.N.) (J.H.R.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS