X Feira de Responsabilidade Social Empresarial - Bacia de Campos será nos dias 12, 13 e 14 de junho
Gustavo Carvalho 07/06/2017 17:04 - Atualizado em 07/06/2017 17:13
Com o tema “Água, Biodiversidade e Inclusão: Ações Locais para Desafios Globais”, a X Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2017, na Cidade Universitária de Macaé, das 14 às 21 horas. A entrada é franca. As escolas públicas e privadas e outros grupos poderão agendar visitas com antecedência pelo site feirarsebaciadecampos.com.br ou pelos telefones (22) 988434800 e (22) 988434500 (whatsapp).
 Além de abordar questões relacionadas aos recursos hídricos, o Fórum do evento discutirá outras questões de fundamental importância para a região, o país e a sociedade globalizada: preservação da biodiversidade, inclusão social, energias renováveis, consumo consciente, degradação de áreas de proteção ambiental, prosperidade a partir dos ativos ambientais da região, estratégias para implantação do PSA, RPPNs, economia solidária, o papel da Universidade no processo de sustentabilidade e inovação, entre outros temas.
 Com essa proposta, a Feira de RSE, organizada pela Revista Visão Socioambiental (visaosocioambiental.com.br) e parceiros, entre eles a Subsecretaria de Ensino Superior da Prefeitura de Macaé, pretende estimular a reflexão e o debate sobre os muitos desafios e oportunidades com relação aos temas, apresentando-os às redes de instituições que reúnem diferentes atores públicos e privados, além de voluntários e instituições multilaterais.
Com estandes de empresas, Ongs, universidades, poder público e instituições diversas, a Feira contará ainda com uma grade de eventos paralelos: Fórum de palestras e painéis, oficinas diversas, cinema socioambiental e feira de artesanato regional com materiais reciclados. Este ano, mais uma vez, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estará representada pelo Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem), que realizará palestras e workshops durante todo o evento, além de pesquisadores e professores que estarão participando do Fórum.
 Eis alguns temas do Fórum:
 “Tecnologias para o uso eficiente dos recursos hídricos”; “Prosperidade a partir dos Ativos Ambientais de Macaé e Região”; “Crescimento x Desenvolvimento: onde estão as diferenças?”; “Água: Bem Precioso, Ativo Valioso”; “Situação atual da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé”; “A Água Invisível: a real dimensão do consumo”; “Parque Municipal da Restinga do Barreto e a reconfiguração urbana de Macaé”; Conhecimento: Um Ativo para a Transição”; “Estratégias para implementação do PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) em Macaé e Região”.
 E mais: “Os obstáculos para a criação de uma Reserva Particular de Patrimônio Natural e sua manutenção: o caso da RPPN Mário e Alba Corral”; “Imboassica: Uma Lagoa Impactada”; “Macaé no Contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Uma Visão Crítica”; "Água, Ambiente e Globalização”; “O Papel da Universidade no Processo de Sustentabilidade e Inovação Regional”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Gustavo Abreu

    [email protected]

    Um blog sobre curiosidades, imagens, vídeos interessantes, dicas de filmes, séries, ilustrações, viagens e tudo que está bombando na net.