Pra que servem alimentos termogênicos?
27/06/2017 22:00 - Atualizado em 27/06/2017 22:00
/ arquivo pessoal
Termogênese alimentar é a energia que consumimos para processar e digerir os alimentos gerando um gasto de energia. Existem alguns alimentos, chamados termogênicos, que aumentam esse gasto energético favorecendo a queima de gordura corporal.
 Alguns deles:
- Pimenta Vermelha: rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Aumenta em até 20% a atividade metabólica podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes.
- Camellia sinensis (chá branco e verde): favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico.
- Canela: Aumentar o metabolismo basal. Polvilhada por cima de frutas (aproximadamente uma colher de chá rasa), contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição deliciosa.
- Cafeína: estimula a lipólise que é o processo de quebra de células de gordura (adipócitos) estocadas em nosso corpo. Age também como estimulador do Sistema Nervoso Central. Cuidado com o excesso!!! De modo geral, 2 xícaras por dia são suficientes.
- Gengibre: pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Pode ser usado para saborizar água, sucos ou em comidas.
- Chá de hibisco: aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, conseqüentemente, aumenta o metabolismo.
 CUIDADOS:
Pessoas com hipertireoidismo, cardiopatias, hipertensão, enxaqueca e disfunções neurológicas só devem usar SISTEMATICAMENTE esses alimentos com orientação de um nutricionista!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rachel Faria e Ana Luíza Ferraz

    [email protected]