Homenagens ao padroeiro São João Batista em SJB
20/06/2017 17:02 - Atualizado em 20/06/2017 17:10
Os festejos em homenagem ao padroeiro São João Batista, iniciados no último dia 15, prosseguem em São João da Barra até domingo (25), com programação religiosa e eventos culturais, esportivos e recreativos elaborados por meio de parceria entre a Irmandade de São João Batista e a Prefeitura.
Na programação religiosa, prosseguem as missas do Novenário do padroeiro, sempre às 19h, até a sexta-feira (23). Na sexta, acontece a esperada procissão fluvial do padroeiro São João Batista, com saída às 15h de Atafona e sendo recepcionada no Cais do Imperador pela Irmandade, pelos acordes da Banda União dos Operários e por devotos. Na sequência, levantamento do mastro com a bandeira do padroeiro na praça da matriz. Após a missa de encerramento do novenário, acontece a procissão do Sagrado Coração de Jesus no entorno da praça da matriz.
O dia de São João será recepcionado, nos primeiros segundos, com uma queima de fogos. Às 6h, tem alvorada festiva. A missa solene em comemoração ao padroeiro São João Batista acontece às 10h de sábado, na igreja matriz, celebrada pelo bispo diocesano Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. A tradicional procissão do padroeiro será às 18h, acompanhada por acordes da Banda 2001 e por devotos. Na chegada da procissão, participação especial do cantor Dom Américo saudando a imagem do padroeiro.
Programação recreativa, cultural e esportiva
Nesta terça-feira, às 20h, exposição “Cine Teatro - 11 anos”, e Cine Clube “A Cabana”, ambos no Cine Teatro São João. Na quarta-feira (21), após a missa, tem Café Literário “Circuito Junino”, no Centro Cultural Narcisa Amália. Já quinta-feira (22), após a missa, acontece show com a banda Barca do Forró, seguido de Desfile de Noivas, com organização de Nelcimar Pires e Luiz Fabiano Machado. Às 23h, Show com a Banda Mistura Louka no coreto da praça matriz.
Na sexta, às 20h, tem Show de Calouros no coreto da praça matriz e, em seguida, XVIII Festival de Quadrilhas Juninas, na Praça São João Batista. A banda TB-6 será a atração da noite, subindo ao palco às 23h.
O dia de São João Batista conta também com vasta programação esportiva. e começa vem cedo, às 6h, com a pesca do maior robalo vivo no Rio Paraíba do Sul (Cais do Imperador). Às 8h, tem corrida rústica nas categorias elite e local masculino e feminino. Às 9h, atletismo (100m e 4x100m). Às 11h, largada em Atafona da competição de barco a vela, com chegada no Cais do Imperador. A partir das 12h, ciclismo nas categorias feminino, local, master C, master B e elite.
O dia de homenagens ao padroeiro tem, ainda, tarde recreativa às 14h, abertura e premiação do concurso fotográfico “Prêmio João Batista Rocha”, no Centro Cultural Narcisa Amália, às 16h, com realização do Porto do Açu – Prumo Logística. Um dos momentos mais esperados dos festejos, o show com o cantor Elymar Santos acontece às 22h. A programação será encerrada no domingo (25), com o XX Encontro de Academias, na Praça São João Batista, às 20h, e show da cantora Janine Gaia e banda, às 22h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]