Executivo e Legislativo com solenidades no aniversário de SJB
19/06/2017 15:25
A Câmara e a Prefeitura de São João da Barra não deixaram de realizar as tradicionais solenidades no dia 17 de junho, quando foi celebrado os 167 anos de elevação à categoria de cidade. A entregas das medalhas Barão de Barcelos (Legislativo) e Barão de São João da Barra (Executivo) ocorreram em noite festiva no Cine Teatro São João, reaberto ao público na oportunidade.
A Câmara entregou 36 títulos de cidadania sanjoanense — quatro indicados por cada parlamentar da atual legislatura. A principal honraria do Legislativo foi dedicada ao ex-vereador Antônio Viana. Atualmente com 86 anos, Viana nasceu em Barra do Jacaré (5º distrito) e foi vereador durante 30 anos. O primeiro mandato foi cumprido de 67 a 70 e o último, de 93 a 96. Nesse período, presidiu a Câmara por quatro vezes. De 97 a 99, foi secretário de Pesca e, de 99 a 2000, de Agricultura. “Sinto uma felicidade enorme em poder ser reconhecido como Barão de Barcelos pelo Legislativo. Fiquei muito orgulhoso quando fui convidado, pessoalmente, pelo presidente Aluizio Siqueira”, disse o homenageado.
Antônio Viana recebeu homenagem do Legislativo
Antônio Viana recebeu homenagem do Legislativo
Já a Prefeitura de São João da Barra escolheu uma baronesa neste ano — o que não acontecia desde 2013, quando a atual prefeita Carla Machado (PP) foi homenageada no primeiro ano do governo Neco (PMDB). Na condição de presidente do Conselho da Medalha, Carla abriu e conduziu a sessão que agraciou Irene Assis Barboza, sanjoanense, autora de dois livros e que, segundo a prefeita, serve de exemplo de ser humano ímpar, bondoso e de superação: “É uma homenagem que, certamente, está muito aquém do que Dona Irene representa e merece. Mas é uma maneira de mostrar o apreço e admiração que todos temos por essa grande pessoa e essa grande mulher”.
Irene Assis lançou, em 2002, a autobiografia “Vida Revivida”, que teve a segunda edição publicada. Em 2016, a escritora lançou o livro de ficção, “Ivone de Catarina”. A homenageada nasceu em 1º de fevereiro de 1941, em uma família de 15 irmãos, e não pôde prosseguir com os estudos, já que sua função era ajudar a cuidar dos irmãos mais novos. “Já vivi muitas coisas boas. No entanto, aqui estou com uma emoção enorme. Agradecendo à vida por me permitir viver mais esse momento. Estou me sentindo uma estrela, em um momento de plenitude com essa homenagem que me honra com a medalha de baronesa de São João da Barra, diante da minha família, da minha cidade e agradecendo à prefeita Carla Machado”, disse a homenageada.
*Com informações e fotos das assessorias da Prefeitura e Câmara de SJB.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]