Bruno Dauaire quer anular título de Barão de SJB dado a Eike Batista
11/06/2017 15:04 - Atualizado em 11/06/2017 15:07
Carla Machado concedeu medalha ao empresário em 2008
Carla Machado concedeu medalha ao empresário em 2008
O deputado estadual Bruno Dauaire (PR) pediu a vereadores de São João da Barra que anulem o título de Barão concedido a Eike Batista, em 2008, pela prefeita Carla Machado (hoje no PP e de volta ao cargo). A solicitação foi feita em reunião na Alerj, na última quinta (8), na qual deputados sinalizaram (aqui) a intenção de revogar as desapropriações do 5º distrito sanjoanense para criação do distrito industrial do Porto do Açu. Por lá estiveram os vereadores Aluizio Siqueira (PP), presidente da Câmara de SJB, Gersinho Crispim (SD), Ronaldo Gomes (Pros) e Sônia Pereira (PT) — todos da base governista.
A anulação do título, porém, é improvável. A Medalha Barão de São João da Barra é uma honraria concedida pelo Executivo, não pelo Legislativo. Em entrevista no dia 13 de fevereiro (aqui), Carla já comentou sobre a homenagem ao empresário. “Eu dei o título de Barão porque acho que foi merecido. Agora, se o empresário Eike Batista teve erros, teve alguma negociata com o governo do Estado, não é do meu conhecimento. Tenho certeza que negociata não houve no campo municipal, na minha gestão”, disse.
A justificativa de Dauaire é o possível envolvimento de Eike no pagamento de propinas ao ex-governador Sérgio Cabral (PMDB). A transação teria sido feita em troca de terras para a construção do Porto do Açu. Como mostrou a coluna Radar Online (aqui), da revista Veja, Bruno também pediu a cassação da Medalha Tiradentes entregue pela Alerj, em 2009, ao empresário Eike Batista.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]