Quilombolas representam Campos
22/05/2017 09:29 - Atualizado em 22/05/2017 15:18
As três representantes de Campos serão empossadas na Conaq no Pará
As três representantes de Campos serão empossadas na Conaq no Pará / Supcom/Divulgação
Comunidades quilombolas de Campos terão três representantes empossados na delegação do Estado do Rio de Janeiro, na Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). A posse vai acontecer durante o 5º Encontro Nacional das Comunidades Quilombolas "Terra Titulada Liberdade Conquista, Nenhum Direito a Menos", que acontece desta segunda (22) ao dia 26 de maio, em Belém, no Pará.
A presidente do Instituto de Desenvolvimento Afro Norte Noroeste Fluminense (Idannf), Lucimara Muniz; Maria de Lourdes Cruz Nascimento, da comunidade da Lagoa do Sossego; e Amaro da Silva Lopes, da comunidade Lagoa Fea são três dos quatro delegados que vão representar, nos próximos anos, as 43 comunidades quilombolas do estado. A Coordenação conta com representantes em todos os estados.
— Campos nesse patamar é um avanço muito grande. Significa que vai dar mais proximidade às comunidades quilombolas de dialogarem com o Governo Federal, através de conselhos, reuniões e audiências. Campos hoje tem a maior concentração de quilombolas no Estado do Rio de Janeiro", frisou Lucimara.
Em todo o país, são cerca de 2,5 mil comunidades quilombolas. Em termos populacional, no Estado do Rio de Janeiro são de oito a 9 mil quilombolas. Campos tem 18 comunidades, sem seis com reconhecimento e 12 ainda aguardando. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS