Ponte Rio-Niterói tem rachaduras e corre risco de cair?
24/05/2017 18:19 - Atualizado em 24/05/2017 18:39
Circula nas redes sociais uma foto que mostra uma rachadura na Ponte Rio-Niterói. O texto que acompanha as postagens diz que se trata de uma "tragédia anunciada" e aconselha evitar passar pelo local. Será que há mesmo o risco de a ponte que liga as duas cidades fluminenses cair?
 A imagem, que circula na internet desde 2014 e não tem registro de quando foi tirada, mostra, na verdade, uma junta de dilatação. Segundo a assessoria de imprensa da Ecoponte, esse espaço entre as duas estruturas é planejado e previsto no projeto. Ele serve como uma folga para a dilatação do concreto, que se expande com o aumento da temperatura (com incidência da luz solar, por exemplo). Se não houvesse esse espaço, aí sim poderia haver um desgaste da estrutura.
"As juntas são adotadas em grandes obras e servem para acomodar as estruturas de concreto que dilatam com variações de temperatura. Elas contribuem para a segurança da Ponte, pois evitam os desgastes das estruturas de concreto em casos de dilatação", diz a nota.
Fonte: O Globo (Marlen Couto)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Saulo Pessanha

    [email protected]