Extensa cobertura da política nacional
03/05/2017 16:11 - Atualizado em 03/05/2017 16:13
Com a publicação de domingo passado, o jornalista Guilherme Belido completou 50 páginas na Folha da Manhã dedicadas ao esquema de propina no Brasil, quando as operações da Lava Jato ganharam corpo a partir das assustadoras revelações do Petrolão.
As matérias se intensificaram com as prisões, as delações e o envolvimento do PT e demais partidos citados; com os reflexos políticos na Câmara, Senado e no impeachment de Dilma Rousseff; e com o crescimento espantoso no número de pessoas implicadas na corrupção.
A exemplo do noticiário convencional da Folha, que também à política nacional empresta cobertura dinâmica e de qualidade, as páginas de Belido seguem no mesmo padrão e poderiam perfeitamente estar abrigadas em qualquer veículo da grande imprensa brasileira.
Geralmente partindo de ingredientes recentes e fazendo um apanhado do quadro geral, muitas das previsões feitas em primeira mão se confirmaram.
Nas observações da matéria de domingo, o jornalista advertiu que a descrença da sociedade com a classe política pode incentivar “soluções heterodoxas de recrudescimento, gerando aqui o mesmo fenômeno visto nos EUA com a eleição de Trump”.
Para ele, a Lava Jato precisa ser concluída – “ao menos em etapas” – para que o povo tenha respostas efetivas e não fique no desalento. “É preciso avançar a fase de delações para que o Brasil não encontre seu destino numa estrada que pegou para evita-lo” – disse, num alerta contra atalhos fora da democracia.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]