Dá pra retardar o envelhecimento da pele?
- Atualizado em 21/05/2017 18:21
Pele
Pele / revistadonna.clicrbs.com.b
Todos envelhecemos mas o aspecto da pele jovem dá pra ser preservado dependendo do estilo de vida.
Preparei aqui algumas perguntas comuns sobre o envelhecimento da pele:
- Por que a pele envelhece?
A pele envelhece basicamente pelo acúmulo ao longo do tempo de espécies reativas de oxigênio gerando alterações na estrutura do colágeno e da matriz. Isso permite a entrada de toxinas na pele e impede a entrada de nutrientes importantes para manter sua integridade. É um fator natural que acontece com a idade mas fatores externos podem acelerar esse processo.
- Além da genética, quais os outros fatores responsáveis pelo envelhecimento? E de que maneira cada um age no organismo – acelerando o processo de envelhecimento (comentar cada um, por favor)? Exemplos: fumar, pouca ingestão de água, má alimentação, álcool, exercício físico em excesso, viver estressada...
Excesso de sol – porque aumenta a oxidação de proteínas da pele causando danos ao DNA.
Cigarro – altera a integridade da epiderme por gerar quebra da estrutura do colágeno.
Excesso de atividade física – a prática de atividade física produz radicais livres, que são substâncias que envelhecem o corpo. Quando ela é excessiva, há um desequilíbrio entre a produção dessas substâncias e a capacidade de ingestão de antioxidantes para neutralizá-los.
Estresse e privação de sono – envelhece porque nesses casos há excesso de cortisol, um hormônio que causa uma cascata de alterações gerando danos a matriz da pele.
Alimentação rica em alimentos inflamatórios – gera acúmulo de toxinas no corpo que lesam a matriz do tecido conjuntivo. O refrigerante por exemplo contém ácido fosfórico que desestabiliza a matriz da pele.
Ingestão insuficiente de água – a água mantém a integridade das fibras da pele impedindo a penetração de partículas estranhas no seu interior, além de ter um efeito esponja sugando para dentro da pele os nutrientes que são importantes para ela.
- Quais as principais dicas para brecar o envelhecimento precoce? 
Fundamental: hidratação. Uma pele com viço, saudável e com um bom tônus é uma pele hidratada. O ideal é a ingestão de água entre 35 a 45ml/Kg de peso.
E a alimentação, claro, é imprescindível. Couve, açafrão, gengibre, aveia, chia, farinha de uva, berries e os chás branco e de cavalinha não podem faltar. Eles são antiinflamatórios, detoxificantes e antioxidantes. O açaí também é um super alimento, porém merece cuidado uma vez que pode atrapalhar a perda ou a manutenção do peso se ingerido em excesso. Um outro aliado sensacional para a pele é o abacate. Rico em uma gordura chamada ômega 9, ele desinflama a pele e quando consumido a noite, estimula a produção do hormônio GH que no adulto aumenta a massa muscular, diminui a gordura corporal e estimula a renovação celular.
- Quais os nutrientes que ajudam a brecar e reverter este processo?
Além da água, para que o colágeno esteja bem estruturado é preciso ingerir alguns nutrientes como Vitamina C – acerola, laranja, berries, physalis; Vitamina E – nozes, castanhas, amêndoas, grãos integrais; Zinco – nozes, castanhas, arroz integral, semente de abóbora, farelo de aveia; Manganês – nozes, amêndoa, açafrão; Silício – aveia, cavalinha, Ômega 3 – salmão, sardinha, atum, linhaça, chia, Ácido elágico – romã.
- O excesso de açúcar é um vilão?
Sim porque gera um processo chamado glicação, que é uma reação onde o carboidrato se liga a uma proteína ou a um lipídio de forma não natural, ou seja, sem participação de enzimas. Isso prejudica o funcionamento das biomoléculas refletindo no processo de envelhecimento, pois afeta o colágeno, que quando modificado, gera alterações estruturais não só na pele uma vez que ele não é uma proteína exclusiva desse órgão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rachel Faria e Ana Luíza Ferraz

    [email protected]