Ponto Final: Pressão funcionou
06/05/2017 13:43 - Atualizado em 06/05/2017 13:43
Pressão funcionou
“Não se defende os sonhos de uma cidade e uma região sem luta. E esta só será exitosa com a sua participação”. O trecho final de uma nota desta coluna do último dia 30 foi a síntese do que outras páginas deste jornal, naquela mesma data, traria sobre a luta pela Uenf, endossada em diversos depoimentos de pessoas, que agora devem se sentir orgulhosas com a conquista de ontem diante do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). Ainda longe do ideal, as propostas colocadas por ele surgiram como uma luz no fim do túnel, revelando que a pressão de Campos e do Norte Fluminense funcionou.
Garantias
Na página 7 desta edição estão algumas das garantias já dadas à Uenf, que priorizam o pagamento de servidores e alunos bolsistas. Pezão voltou a prometer, como fez com exclusividade a este jornal também no último domingo, que outros benefícios virão a partir do pacote de ajuda da União aos Estados. Se isso se concretizar, o RJ espera receber algo em torno de R$ 3 bilhões. As promessas também englobam a Uerj e a Uezo, cujos representantes, assim como o reitor da Uenf, Luis Passoni, estiveram reunidos com Pezão.
E a luta continua
A solução para a pior crise da Uenf nos seus 24 anos de história é o que todo mundo espera. E não dá para esperar de braços cruzados. A conquista dessa sexta-feira só foi um passo de uma luta longa, como foi no passado para aqueles que brigaram, sonhando que a região fosse hoje a referência que é no ensino superior. É com esse mesmo espírito do passado, que não só os 950 funcionários e 6,2 mil alunos da instituição, mas toda a sociedade tem que encarar o futuro.
FDP no TB
Em clima de encontro, ontem, foi realizada a audiência pública no Teatro de Bolso Procópio Ferreira para debater ideias e ouvir sugestões da população sobre o Festival Doces Palavras (FDP!). O evento, uma parceria entre a Prefeitura de Campos, Associação Imprensa Campista (AIC), Academia Campista de Letras (ACL), Câmara de Vereadores, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Liceu de Humanidades e OAB, está em sua 2ª edição e reúne arte, literatura e os tradicionais doces de Campos. Com base nas sugestões recebidas durante as audiências, a curadoria do evento definirá atrações, oficinas e temas a serem apresentados durante festival, que acontecerá de 20 a 24 de setembro, na Praça do Liceu.
Ceasa na pauta
A reorganização do Mercado Municipal, do shopping popular e da feira está integrando vários órgãos da Prefeitura de Campos. De acordo com o superintendente de Agricultura, Nildo Cardoso, a reativação do Ceasa ajudaria a resolver inúmeros problemas do Mercado e de seu entorno. Segundo ele, falta organização para o embarque e desembarque de mercadorias, além da reforma que está parada. “O Mercado é um espaço para os varejistas, não de atacadistas. Como já disse antes, precisamos reativar o Ceasa como uma alternativa para dar vazão à produção dos distritos e de todos os municípios próximos. Seria uma solução para Campos e para toda a região”, disse.
Abriu o verbo
Lula “tinha pleno conhecimento” e “detinha o comando de tudo”. Foi o que disse o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, que acusou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter recomendado que destruísse provas da propina recebida por petistas fora do Brasil no escândalo do Petrolão. Em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, ontem, ele também relatou três encontros com o ex-presidente, entre 2012 e 2014, quando já não trabalhava mais na estatal e Lula não era mais presidente. Segundo a força-tarefa da Lava Jato, Duque foi indicado pelo PT para a diretoria de Serviços, área responsável por grande parte da propina de contratos da Petrobras destinada ao partido.
Legalização
O presidente da Comissão para Acompanhar o Cumprimento das Leis da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Cumpra-se), deputado Carlos Minc (sem partido) disse que a legalização das drogas pode reduzir o número de homicídios no Brasil e auxiliar no tratamento de doenças cerebrais, através da utilização do Cannabidiol - uma substância produzida a partir da maconha usada de forma medicinal para o tratamento de doenças. A afirmação foi feita durante a audiência pública realizada ontem. “É um fato que a atual política de drogas aumenta a violência”, disse Minc.
Charge do dia
Charge do dia 06-05-2017
Charge do dia 06-05-2017

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]